SINFO: um evento gratuito para aprenderes mais sobre informática e multimédia

De 20 a 24 de Fevereiro, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

A Semana da Informática do Instituto Superior Técnico (IST), mais conhecida por SINFO, não está com meias medidas: apresenta-se como um dos maiores e mais importantes eventos tecnológicos em Portugal. Bem vistas as coisas, em 2015, na sua 22ª edição, contou com a presença de Peter Sunde, o rosto principal do Pirate Bay, um dos dois fundadores do Reddit e actual CEO do site, Steve Huffman, e ainda Scott Chacon, co-fundador do GitHub.

Na edição de 2016, a SINFO apresentou Danielle Feinberg, directora de fotografia na Pixar, Paul Adenot, engenheiro na Mozilla, Paul Mockapetris, co-inventor do DNS, David Jacoby, responsável de segurança na Kaspersky Lab, e Tiago Paixa, co-fundador e CEO da Talkdesk, uma das start-ups portuguesas mais bem sucedidas. A estes nomes juntaram-se outros oradores, num total de 13, distribuídos ao longo de uma semana. Além das palestras, a programação da SINFO inclui workshops e uma feira de emprego, onde no ano passado mais de 30 empresas do ramo tecnológico foram procurar os melhores estudantes para 400 vagas.

A 24ª edição da SINFO arranca dia 20 de Fevereiro e decorrerá até dia 24. A entrada no evento, organizado no campus da Alameda do IST, será novamente livre e gratuita para todos os interessados. As palestras e workshops vão estar distribuídos por cinco dias temáticos: Engenharia de Software, Multimédia, Segurança, Videojogos e Tecnologia Disruptiva.

No dia 20, dedicado à Engenharia de Software, vamos poder ouvir Huyen Tue Dao, que actualmente integra a equipa de Android do Trello, e Jessica McKellar, que desde 2014 até recentemente ocupou o cargo de directora de engenharia na Dropbox. No dia 21, se Multimédia é um tema que te interessa, não podes perder Michelle Robinson, que trabalha como animadora digital na Walt Disney Animation Studios há mais de 23 anos, tendo o filme Zootopia (2016) sido o seu último grande trabalho.

Team Fortress 2
Team Fortress 2

O dia 22 será para falar sobre segurança com Bruce Snell, o director de cibersegurança e privacidade da Intel, e Andrew Hintz, cujo trabalho consiste em proteger a Google de ataques premeditados. Para os gamers, o dia 23 será o mais entusiasmante. Estará presente Mike Ambinder, que desde 2008 é psicólogo experimental na Valve, empresa que se ligou à HTC para fazer os óculos de realidade virtual HTC Vive. O trabalho de Mike consiste em aplicar conhecimento e métodos de psicologia ao design de jogos. Já trabalhou em jogos como Dota 2, Team Fortress 2, Portal 2, CounterStrike: Global Offensive, Left 4 Dead, Left 4 Dead 2 e Alien Swarm!

Por fim, no dia 24, dedicado a Tecnologia Disruptiva, vamos poder conhecer melhor o projecto Arduino e o seu co-fundador Massimo Banzi. O Arduino é um projecto responsável pela impulsão e globalização dos movimentos de hardware de código aberto, em meados de 2008.

Mike Ambinder
Mike Ambinder

A 24ª edição da SINFO contará ainda com a presença de mais de 50 grandes empresas e start-ups portuguesas e também internacionais como Premium Minds, KPMG, Sky, Hays, Xpand IT, VILT, Opensoft, Everis, Farfetch, Glintt, Accenture, Babel, Noesis, Microsoft e muito mais.

Para mais informações, consulta o evento no Facebook.

Previous O mini-documentário que te vai fazer agarrar à vida e levantar do sofá
Next Estas são as primeiras imagens de ‘Stranger Things 2’