A RTP está à procura de ideias para séries, documentários e outros programas

Ideias seleccionadas serão financiadas pela RTP ou pelo IPA. Participa até 28 de Abril.

A RTP lançou uma nova consulta pública que tem como objectivo encontrar novos projectos audiovisuais para as grelhas da RTP 1 e RTP 2. Procuram-se ideias de séries, documentários e programas de entretimento como concursos, talk-shows e magazines.

Esta consulta pública de conteúdos é uma oportunidade para autores e criadores independentes verem as suas ideias financiadas e concretizadas no horário da RTP. Os projectos seleccionados pela RTP poderão ser financiados pela estação pública em função das necessidades de programação dos seus canais ou pelo Instituto para o Cinema e o Audiovisual (ICA), ao abrigo do Sub-programa de Apoio à Produção Audiovisual e Multimédia.

Para a RTP 1, Daniel Deusdado, director de programas do canal, está à procura de:

  • séries de 30 ou 45 minutos pensadas para duas lógicas distintas de público: para passar depois do Telejornal, com pendor de humor, romance, narrativas históricas ou de enfoque sobre a vida contemporânea; para passar mais à noite, com desenvolvimento mais denso e de temas como a investigação e crime;
  • documentários de grande público assentes em efemérides e actualidade que não se sobreponham sobreponham aos trabalhos de grande reportagem da Informação da RTP;
  • formatos de entretenimento como concursos para prime-time, programas de late-night e magazines.

Já a RTP 2 prefere não delinear objectivos. Teresa Paixão, directora do canal, diz esperar receber ideias que a surpreendam. “Uma boa surpresa, no nosso conceito, é um projeto que contextualiza no tempo, que usa imagens de arquivo para recuperar a memória melhorando-as, apurado esteticamente, com um acompanhamento musical que valoriza e dá prazer ouvir, que cria imagens simbólicas e passa uma linha de pensamento. Em suma é um projeto que é generoso com o espectador e tem alegria em o surpreender”, explica em comunicado.

Para mais detalhes sobre esta consulta pública de conteúdos, vai a este este site, onde encontras o formulário de participação e o regulamento. Se tiveres dúvidas, podes enviá-las para consulta2017@rtp.pt. O prazo termina a 28 de Abril.