Pinterest lança um “Shazam” para objectos do mundo físico

Um novo tipo de motor de busca.

Ao fazer pin de imagens e websites de que gostam, os utilizadores do Pinterest estão aos poucos e poucos a construir uma gigante base de dados de objectos de decoração, peças de vestuário e outros produtos. E o Pinterest quer rentabilizar isso criando um motor de busca visual, capaz de pesquisa na web através de fotos que tiramos a coisas palpáveis.

Se fores ao Pinterest, podes pesquisar por “sapato vermelho” e obter dezenas de resultados de sapatos vermelhos, alguns dos quais com link para uma loja online onde podes comprá-los. Mas por vezes vemos algo na rua que é exactamente o que queremos, seja um acessório de moda, uma mesa bonita ou um relógio de parede. E se desse para apontar a câmara do telemóvel para esse objecto e rapidamente encontrá-lo na internet?

Essa é a ideia e parte do propósito do Lens, uma nova ferramenta do Pinterest, disponível (para já apenas nos EUA) em iOS e Android. No blogue oficial, é explicado que o Lens permite “usar a câmara da aplicação do Pinterest para descobrir ideias inspiradas por objectos que vemos no mundo real”, isto porque todos já passámos por momentos em que “encontramos algo no mundo que parece interessante mas quando tentamos pesquisá-lo mais tarde online, as palavras falham”.

O Pinterest refere que, nesta primeira fase beta, o Lens funciona melhor com ideias para decorar a casa, coisas para vestir ou usar e comida. À media que mais pessoas usarem a funcionalidade, melhor ela ficará – o Pinterest vai continuar a melhorar a tecnologia, permitindo melhores resultados e estendendo as capacidades de reconhecimento da câmara a mais objectos.

“Basta apontares o Lens para um par de sapatos e depois tocar para ver estilos relacionados ou ideias de o que vestir com eles. Ou experimenta com uma mesa para encontrar desenhos semelhantes ou mobiliário da mesma época. E podes também usar o Lens com comida. Basta apontares para uns brócolos ou uma romã para ver que receitas surgem. Padrões e cores podem também levar-te para novas direcções divertidas, interessantes ou mesmo estranhas”, lê-se no blogue do Pinterest.

Além do Lens, o Pinterest está a lançar outras duas novidades nas suas aplicações para iOS e Android. Uma delas, chamada Instant Ideas, permite-te abrir resultados semelhantes a partir de uma imagem. Por exemplo, se encontras um pin de uma pizza, podes tocar num pequeno círculo para achar mais imagens de pizzas.

A outra funcionalidade dá pelo nome de Shop The Look e possibilita-te encontrar produtos de decoração e moda relacionados dentro de um mesmo pin.