Newsletters que te dão bons dias

5 newsletters que provavelmente vais gostar de assinar.

Nos últimos anos, com a migração dos principais órgãos de comunicação social para o meio digital, a febre das newsletters parece ter voltado. Mas a verdade é que para quem faz da net o seu habitat natural elas nunca deixaram de existir e de ser uma das melhores formas de acompanhar determinado blogger, assunto ou comunidade.

A versatilidade do formato de newsletter deixa do lado dos criadores de conteúdo uma imensidão de possibilidades que, diga-se de passagem, os internautas têm sabido explorar. Se é certo e sabido que subscrever os  jornais habituais é uma óptima forma de estar a par da actualidade, por desvendar está um mundo de diferentes newsletters que podem acrescentar incalculável valor à tua caixa de entrada.

Anunciámos recentemente a nossa estreia nesse formato e porque não queremos estar sozinhos no teu e-mail, partilhamos contigo algumas das newsletters que subscrevemos. 

Seth Godin

É um dos bloggers mais bem sucedidos do mundo e não faz mais do que um texto por dia. Sim, leste bem. Um texto por dia durante cerca de 10 anos fizeram deste business man uma das figura de referência nas áreas do marketing e da economia digital. Seth concilia o trabalho de blogger com a carreira de autor de livros direcionados sobretudo a decisores do século XXI e garante ao seu milhão de subscritores um texto, especialmente cuidado, todos dos dias. A newsletter de Seth Godin é um momento de silêncio sábio directo à tua espera na inbox.

Inside

Imagina que existe uma newsletter só sobre drones, outra que só fala de carros eléctricos e uma outra dedicada a podcasts? O Inside é uma rede de newsletters temáticas que podes assinar para ter as últimas notícias sobre o que te interessa na caixa de e-mail. Existem 16 newsletters disponíveis, com diferentes periodicidades, incluindo uma dedicada à empresa Facebook e outra com as últimas notícias sobre Donald Trump.

Tobias van Schneider

Quem não gostaria de trocar uns e-mails com um dos designers responsáveis do Spotify? Pois é, mas não vai dar. A lista VIP de subscritores do blogue de Tobias van Schneider é o mais próximo que te conseguimos colocar deste criativas. Mas não te vais arrepender. Todas as semanas, Tobias van Schneider, nascido na Áustria e a viver em Nova Iorque, envia-te um artigo original com dicas e pensamentos sobre produtividade e bem estar.

Hack Design

Cursos online são úteis é um facto – mas sejamos sinceros: quantos de nós aguentam até depois da terceira aula? Por esquecimento ou pura procrastinação, dificilmente criamos o hábito sagrado de visitar a próxima lição daquele curso online que começámos há 3 meses. É para nos ajudar nesse compromisso que surgiu a Hack Design, um curso de design por correspondência electrónica. Com a curadoria de quase 30 pessoas da área, esta newsletter é uma boa forma de manteres os teus conhecimentos actualizados ou de aprender mais umas coisas sobre o maravilhoso mundo artístico e utilitário do design.

Medium Daily Digest

Alguns dos melhores textos e artigos da internet estão no Medium. Esta plataforma de blogging acolhe criadores independentes, publicações reconhecidas como a Blackchannel e start-ups que partilham no Medium experiências, dicas, pensamentos, curiosidades… O ritmo de artigos publicados no Medium é incalculável e o Medium Daily Digest é um bom filtro do que é mais importante. Diariamente recebes no teu e-mail as melhores histórias dos autores, publicações e temas que segues, assim como recomendações dos editores do Medium.

Media Portugueses

A newsletter é uma óptima forma de garantir que não nos escapa nada do que é produzido pelos media de que mais gostamos. Numa altura em que o Facebook é cada vez mais concorrido, tornando-se difícil acompanhar com fidelidade tudo o que se passa no News Feed, a subscrição é uma excelente alternativa. As newsletters do É Apenas Fumaça e do Canal 180, por exemplo, primam pela relevância de cada envio – no primeiro caso, a cada novo podcast; no segundo, sempre que se justifique.