Descobre o que o Facebook sabe sobre ti com esta espantosa ferramenta

Ferramenta utiliza dois APIs diferentes de aprendizagem automática.

Em 2016, o Facebook fez 27 mil milhões de dólares de receita. Uma boa parte deste dinheiro resultou da venda de publicidade, negócio no qual a rede social é extremamente bem sucedida. É que o Facebook sabe tanto sobre cada um de nós que consegue se um dos melhores meios para marcas anunciarem os seus produtos e serviços.

Data Selfie é uma extensão para Chrome que recolhe a tua actividade no facebook.com, incluindo os likes que fazes e as publicações em que despendes tempo, para traçar um perfil da tua personalidade. “A ferramenta explora a nossa relação com os dados que deixamos online em resultado do consumo de media e de redes sociais – a informação que partilhamos consciente e inconscientemente”, lê-se no site do projecto.

Quanto mais usares o Facebook mais informação sobre ti será registada pelo Data Selfie, sendo que os teus dados ficam armazenados no teu browser e não em qualquer servidor desta extensão. A ferramenta usa dois APIs de aprendizagem automática – o do Apply Magic Sauce e o da IBM Watson – para processar o teu perfil, sendo capaz de entender várias línguas, incluindo português.

Podes consultar a tua Data Selfie clicando no botão “Your Data Selfie”. A ferramenta permite-te exportar os dados e importá-los de outro browser. O Data Selfie é um projecto de código aberto, estando disponível gratuitamente no GitHub. O projecto é financiado pelo New York City Media Lab e também pelo IBM Global Entrepreneur Program.

Depois de uma semana com o Data Selfie, a ferramenta não conseguiu traçar um perfil totalmente fidedigno deste teu redactor. Sou uma pessoa bastante preocupada com questões ambientais e que todos os dias anda de bicicleta. Não janto muitas vezes fora, é verdade, mas não sou uma pessoa de ginásio e, quanto a começar um negócio nos próximos anos… vá lá, fi-lo há 3 quando iniciei o Shifter. Em cinco pontos, o Data Selfie acertou três.