Um “dicionário” essencial para programar sites


Programar não é difícil. É um mero exercício de lógica, em que determinadas palavras são conjugadas de forma a produzir um resultado esperado. Para o nível amador basta-nos dominar os “dicionários” de HTML, CSS e JavaScript, e perceber a “gramática” dessas linguagens para conseguirmos criar um pequeno website.

Dizem que a melhor forma de aprender a programar é “metendo a mão no código”, isto é, através da experimentação, do erro e da aprendizagem. Contudo, da mesma forma que um bom escritor também recorre ao dicionário, um programador não se torna menos profissional se tiver um auxiliar de memória por perto. Pelo contrário, o recurso a este tipo de cábulas permite poupar tempo na resolução de problemas ou em experiências e protótipos.

cssreferenceio_02

O CSSreference.io é um “dicionário” essencial de CSS para quem programa sites há uns anos e para quem está a dar os primeiros passos. O directório online organiza as propriedades de CSS mais usadas em programação e permite perceber cada uma, através de uma explicação em texto e de uma ilustração.

cssreferenceio_03

Criado por um programador londrino, o CSSreference.io nasceu porque Jeremy Thomas “não conseguia encontrar um directório de CSS simples” e então decidiu fazer um, conforme explica num tweet. Além de simples, o CSSreference.io é bonito e gratuito.

Não é o único “dicionário” deste género. Existem outros como o Mozilla Developer Network, da criadora do popular browser Firefox e do cliente de e-mail Thunderbird.

Previous ‘Hip Hop Evolution’: nova série retrata os primeiros 20 anos da cultura hip hop
Next Digressão dos Guns N’ Roses passa por Portugal em Junho

Suggested Posts