‘Free 6LACK’: o primeiro vislumbre do mundo de 6LACK

6LACK album

‘Free 6LACK’: o primeiro vislumbre do mundo de 6LACK

Depois de cinco anos "preso" à sua antiga editora, chegou o momento de libertar 6LACK.

Free 6LACK revelou-se, definitivamente, como um dos projectos que mais surpresa causou durante o último ano. O disco é o primeiro vislumbre ao mundo de 6LACK (pronuncia-se black), um artista de R&B alternativo, de 24 anos, proveniente de Atlanta, EUA.

Esta cidade tem sido berço de nomes incontornáveis na cena hip hop e R&B, como os Outkast, Ludacris, Usher ou Ciara. 6LACK, um dos mais promissores rebentos desde estado e sucessor desse legado, apresentou o seu primeiro álbum com o single “Prblms” – um sucesso que alcançou no conjunto de todas as plataformas mais de 30 milhões de audições.

Em 2011, quando ainda tinha apenas 19 anos, 6LACK assinou o seu primeiro contrato com uma editora; contudo, os anos que se seguiram foram amargos e de prisão a nível criativo. Limitado pela pressão em criar hits instantaneamente, procurou iniciar em segredo a composição da sua carta de alforria. Após este percalço assinou pela LoveRenaissance, colectivo de Atlanta do qual faz parte Raury. Toda a história pode ser consultada no seu site.

I know a lot of people but I don’t fuck with a lot
Got me standing here when I just wanna leave the spot
Thinking bout a whip and man I might just cop the drop
Just so they could think I’m friendly when I’m not

Free 6LACK é um disco de melodias aditivas e de uma lírica capaz de em certos momentos relembrar a Trilogy do The Weeknd. Embora o álbum inicie com uma vibe hip hop através das músicas “Never Know” e “Rules,” rapidamente muda de contornos com a faixa “Prblms”, numa melódica jornada pelas sonoridades r&b e trap. Estamos perante mais um artista da nova geração, onde podemos enquadrar também Bryson Tiller, Partynextdoor ou Mishlawy. Dotados de uma capacidade vocal inquestionável, viajam pelo limbo do trap, r&B e hip hop, através de um flow e barras hipnotizantes.

free6lack_02

6LACK é, sem dúvida, mais um produto desta nova escola e um nome a ter em consideração num futuro próximo. O seu disco de estreia saiu no passado dia 18 de Novembro pela Interscope e está disponível para compra no iTunes e audição gratuita no Spotify.

Free 6LACK:

  1. “Never Know”
  2. “Rules”
  3. “PRBLMS”
  4. “Free”
  5. “Learn Ya”
  6. “MTFU”
  7. “Luving U”
  8. “Gettin’ Old”
  9. “Worth Luck”
  10. “Ex Calling”
  11. “Alone/EA6”

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt