A maior planta solar do mundo nasceu em tempo recorde na Índia


No final de Novembro, ficou concluída a maior planta solar do mundo. Situa-se em Kamuthi, no estado indiano de Tamil Nadu. Tem 10 quilómetros quadrados e comporta 648 megawatts de energia.

A nova planta em Kamuthi supera em 100 vezes a estrutura Topaz Solar Farm, localizada na Califórnia, EUA, e que anteriormente era considerada a maior planta solar do mundo. Na sua capacidade máxima, a nova construção na Índia conseguirá alimentar cerca de 150 mil casas com electricidade limpa.

O projecto solar foi construído nuns impressionantes oito meses, conforme nota o Quartz. Em comparação, a planta de Topaz demorou mais de dois anos e custou cerca de 2,5 mil milhões de dólares. No complexo de Kamuthi, que foi feito com 679 milhões, 8 500 homens instalaram uma média de 11 megawatts de equipamento todos os dias para concluir o projecto nos oito meses.

Segundo o Quartz, com a maior planta solar o mundo, o país pode tornar-se o terceiro maior produtor de energia solar do mundo, a seguir à China e aos EUA. A Índia integra já a lista de países que gera mais de 10 gigawatts de energia solar, sendo que a intenção do Governo é quadruplicar o valor para 1 terawatt em 2030. Apesar deste esforço com combustíveis não-fósseis, a dependência do país de carvão é ainda forte.

Previous Nova versão do Chrome para Android permite-te usar a internet offline
Next Bélgica e Países Baixos trocam territórios

Suggested Posts