Ferramenta online promete seguir todos os passos de Trump


Donald Trump é o novo Presidente dos Estados Unidos da América. Esta é a frase que, há uns meses, ninguém pensaria escrever mas que, com o avançar da campanha eleitoral e com as últimas sondagens, se foi tornando cada vez mais provável até que se concretizou.

Trump vai mesmo suceder a Obama na Casa Branca. A tomada de posse está marcada para 20 de Janeiro. Até lá, o presidente eleito tem tempo de se preparar para um dos cargos políticos mais importantes do mundo. Trump já fez a primeira reunião com Obama, com o qual deverá manter uma relação próxima de aconselhamento, e também já deu uma primeira grande entrevista ao programa 60 Minutes.

De uma forma geral, Trump tem mostrado uma postura diferente em público, mais controlada e menos controversa, nomeadamente em relação a alguns tópicos quentes como a imigração e o plano de saúde Obamacare. Ainda é cedo para tecer conclusões.

Certo é que, como qualquer candidato político, Trump fez imensas promessas durante a sua campanha eleitoral com o lema de “tornar a América grande novamente”. Mas ao contrário da maioria dos candidatos, Trump fez promessas muito polémicas, algumas das quais especula-se que possam vir a ser abandonadas. Neste impasse já foi criado um site para seguir as promessas e quais vão sendo cumpridas pelo presidente ao longo do seu mandato de quatro anos.

trumptracker_02

Chama-se Trump Tracker. Esta ferramenta, disponível no GitHub, tem registadas 201 promessas feitas pelo presidente eleito durante a campanha e vai indicar quais ainda não arrancaram, quais estão em progresso, quais foram arquivadas e quais foram eliminadas.

Os políticos são todos iguais? A seu tempo, Trump nos dirá. Certo é que desta vez a esperança é que Trump recue em algumas matérias, deixando promessas por cumprir. 

Previous A erva também ganhou as eleições nos EUA
Next Podes usar o Skype sem conta