Esta extensão para Chrome substitui os anúncios do Facebook por arte


Gostemos ou não de adblockers, a sua adopção está a aumentar a um ritmo alarmante. Por um lado, grande parte da publicidade exibida nos sites é irrelevante e intrusiva, e os internautas preferem escondê-la. Por outro, muitas entidades usam os anúncios para seguir a actividade dos utilizadores e mostrar-lhes campanhas personalizadas, o que também não agrada a todos.

Assim, além de bloquearem os pop-ups irritantes, os adblockers protegem a privacidade de quem navega e tornam a internet mais rápida. Em todos os casos, os bloqueadores de anúncios são uma ameaça séria às empresas que, disponibilizando ferramentas ou conteúdos gratuitos, dependem da publicidade como sustento ou que baseiam nela o seu modelo de negócio.

O AdBlock e o AdBlock Plus são os bloqueadores mais conhecidos e, uma vez instalados, removem todo e qualquer código de anúncios dos sites que consultamos. Contudo, existem soluções mais criativas. É o caso do FeedArt, uma extensão para Chrome que substitui os anúncios do Facebook por arte.

feedart_02

“A ideia foi promover de uma forma criativa alguns dos melhores artistas e de quebrar com a ideia dos tradicionais adblockers de simplesmente remover o anúncio”, explica no fórum Product Hunt um dos criadores do FeedArt. Nicolas Le Roux, programador francês, acrescenta que a ferramenta “destaca um artista ou estilo diferente todas as semanas” e explica que, “clicando no ícone da extensão, podemos obter alguma informação sobre o artista destacado”.

feedart_03

Em resposta a alguns utilizadores do Product Hunt, Nicolas deixou em aberto a possibilidade de o FeedArt ter uma versão para Safari e Firefox – “se existir interesse”, disse.

Caso o teu problema com o Facebook seja outro – o da procrastinação – deixamos-te outra dica: Newsfeed Burner é uma extensão para Chrome que rapidamente te oculta o News Feed do Facebook e também as homepages do YouTube e do LinkedIn. Dessa forma, podes concentrar-te no que tens a fazer, sem distracções. Se quiseres 15 minutos de procrastinação, basta clicares no ícone da extensão.

Previous Revelado o cartaz do Primavera Sound 2017
Next Finalmente um modo Netflix offline