Nasceu um “OLX” dentro do Facebook


O Facebook Marketplace chegou a alguns países com a promessa de chegar aos restantes brevemente. Trata-se de uma loja dentro do próprio Facebook onde podes comprar ou vender coisas. Por outras palavras, é uma espécie de OLX ou eBay dentro da rede social que mil milhões usam diariamente.

A compra e venda de produtos usados no Facebook não é uma novidade, foi uma das finalidades que muitos utilizadores deram aos Groups. Em Fevereiro de 2015, a empresa introduziu uma ferramenta que facilita esse processo negocial e contabiliza hoje mais de 450 milhões de pessoas a comprar e vender nos grupos todos os meses – de famílias num bairro a coleccionadores de todo o mundo.

fbmarketplace_02

O Facebook Marketplace traz a compra e venda para fora dos grupos e dá-lhe um espaço dedicado nas apps para iOS e Android, bem como na versão web. Aí poderás encontrar produtos que interessem, vender coisas que já não queres e comprar artigos em segunda mão. O Marketplace diz-te o que é que as pessoas próximas de ti estão a vender; para encontrares algo específico, podes usar a opção de pesquisa e filtrar os resultados por localização, categoria ou preço.

fbmarketplace_03

Quando encontrares algo que te interesse, podes clicar na imagem de apresentação para consultar os detalhes do produto e do vendedor. Tens opção de guardar o produto para mais tarde ou de contactar a pessoa com uma proposta ao vendedor.

fbmarketplace_04

Se tiveres algo para vender, só tens de fazer um post no Marketplace, adicionando uma foto do produto, o nome, uma breve descrição, o preço e a sua categoria, e confirmando a tua localização.

fbmarketplace_05

Com o lançamento do Facebook Marketplace, nasce uma nova secção na aplicação móvel do Facebook, depois do Facebook Live. O atalho para o Messenger bem como o menu de pedidos de amizade passaram para o topo na versão iOS. O Facebook Marketplace foi lançado nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia em iPhone e Android; vai chegar a mais países e à versão web do Facebook nos próximos meses.