Miami Art Basel vai apresentar trabalhos inéditos de Basquiat


O início de Dezembro em Miami é marcado por um dos eventos que mais hype gera entre novos artistas, conhecedores e todos os que se interessam razoavelmente pelo meio artístico. A Miami Art Basel é uma das 3 edições anuais da feira de artes que passa também por Hong Kong e, claro, por Basileia e tem este ano ainda mais um motivo para ser o centro do mundo artístico durante quase uma semana: um conjunto de trabalhos nunca vistos da autoria de Jean-Michel Basquiat serão exibidos pela primeira vez desde que o artista os criou, no início da sua carreira, no apartamento do seu amigo Lonny Lichtenberg, em Manhattan.

Wynwood Art District, Miami, 2015
Wynwood Art District, Miami, 2015

Quando, em 1970, 3 galeristas de Basileia se juntaram para criar uma feira de arte capaz de representar a sua visão, estariam longe de imaginar a expressão que esta teria daí em diante. Em Miami, a X Contemporary, um dos satélites desta feira, conseguiu aumentar ainda mais o interesse na edição deste ano, com a apresentação de pinturas, desenhos e colagens de Basquiat, numa exposição que conta com a curadoria de Al Diaz, que colaborou com Basquiat desde os tempos em que Downtown New York via e respeitava a tag SAMO, grafitada um pouco por todos os seus recantos.

Manhattan, Nova Iorque, 1979
Manhattan, Nova Iorque, 1979

Jean-Michel Basquiat, graffiter, pintor e poeta neo-expressionista, é ainda hoje uma das grandes referências para os novos artistas que lutam por se impor neste meio. O contributo e o foco da Art Basel na divulgação dos trabalhos destes jovens juntos dos grandes galeristas, curadores e compradores faz com que seja um palco mais que adequado para a revelação desta colecção inédita do artista conhecido como “The Radiant Child”, que nos deixou cedo demais, a 12 de Agosto de 1988, com 27 anos. A exposição destes trabalhos inéditos terá lugar no Nobu Hotel, em Miami Beach, de 30 de Novembro a 4 de Dezembro de 2016.

Previous TripAdvisor deixa de vender bilhetes para atracções com animais selvagens
Next Chegou o segundo álbum dos Memória de Peixe

Suggested Posts