Interrail grátis para todos os jovens de 18 anos? Proposta está no Parlamento Europeu


Está em debate, no Parlamento Europeu, uma proposta para oferecer um Interrail a todos os jovens europeus no seu 18º aniversário. A ideia é pôr os jovens a conhecer a Europa para estimular a cooperação entre os Estados-membros, como apelou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker no seu discurso do Estado da União.

A proposta, que será votada esta semana, foi concebida pelo deputado alemão Manfred Weber, secretário-geral do grupo do Partido Popular Europeu (a que pertence o PSD e o CDS-PP). Falando ao Parlamento Europeu, no início deste ano, Weber disse que a iniciativa permitiria aos jovens “descobrir a beleza e a diversidade da Europa ao longo de três semanas distribuídas por um período de dois anos”.

Conforme explica o Dinheiro Vivo, todos os cidadãos europeus, naturais ou residentes legais, receberiam um passe gratuito de Interrail ao completarem 18 anos de ideia, com o qual poderiam viajar  na vasta rede de caminhos-de-ferro do continente, visitando as principais cidades e capitais. No caso dos cidadãos de Estados-membros que não estão integrados no Interrail, como a Estónia, a Letónia, a Lituânia, o Chipre e Malta, serão autorizados a utilizar outros meios de transporte, como autocarros ou barcos, gratuitamente, ao abrigo do mesmo programa.

A ser aprovada, esta proposta pode custar a Bruxelas 1,5 mil milhões de euros por ano, presumindo que entre 50% e 70% dos jovens de 18 anos que vivem na União Europeia (5,4 milhões) vão aceitar a oferta. Os cálculos foram feitos pela agência noticiosa alemã Tegesschau. Actualmente um passe de Interrail pode custar entre 200 e 479 euros, dependendo da validade do mesmo (entre 5 e 30 dias), e dá aos utilizadores viagens de comboio ilimitadas nos trajectos aderentes.

Previous Peter Brötzmann juntou-se aos Black Bombaim para novo álbum
Next Quanto custaria fazer uma casa com tijolos da Supreme?