A Google e a Monotype juntaram-se para criar um tipo de letra universal


Uma fonte que funciona com todas as línguas do mundo e que demorou cinco anos a fazer. É assim a Noto, uma bonita tipografia que suporta mais de 100 sistemas de escrita, 800 línguas e 110 000 caracteres. Resulta de uma colaboração entre a Google e a Monotype.

O Noto é uma fonte verdadeiramente universal, serve quer escrevas no nosso alfabeto (romano), quer uses caracteres árabes ou fales chinês. E também suporta emojis. Um dos objectivos da Google e da Monotype com este tipo de letra é preservar as línguas pouco faladas ou mortas, permitindo uma comunicação global através de fronteiras, culturas e períodos temporais.

noto_02

noto_03

A Noto inclui naturalmente número, símbolos e notações musicais e está disponível em duas versões, com e sem serifa. Vários alfabetos são suportados, desde o alfabeto cirílico ao hebraico, sem esquecer as línguas românicas como o português, o alfabeto grego, o chinês tradicional, o chinês simplificado, os caracteres coreanos ou o árabe.

noto_04

Dezenas de investigadores, designers, linguistas e outros especialistas estiveram envolvidos neste projecto. O conceituado tipógrafo Steve Matteson, responsável por fontes como a Open Sans foi um dos responsáveis pelo projecto que contou com a colaboração de nativos nas mais diversas línguas.

O Noto surgiu primeiro como uma necessidade de tornar o Android e o Chrome OS mais acessíveis. Na verdade, a universalidade do Noto permite a UI/UX designers criar sites ou aplicações com uma única fonte que aparecerá bem configurada independentemente da língua para que esse site ou aplicação seja desenvolvida. O Android, por exemplo, é usado por mais de mil milhões de pessoas, de vários cantos do mundo, que falam e escrevem de formas distintas.

De notar que o desenvolvimento da Noto não partiu da estaca zero. Famílias de fontes já existentes, como a Droid ou a Source Han Sans, foram aproveitadas para criar esta nova tipografia, permitindo o suporte dos vários dialectos e sistemas de escrita.

noto_05

O pacote completo com todas as variações do Noto pesa 472 MB e pode ser descarregado aqui. Se preferires, podes fazer o download individual de cada estilo. O nome da fonte – “Noto” – vem dos pequenos quadrados que o computador mostra quando determinada fonte não suporta uma língua e que com esta tipografia da Google e Monotype não existem.

Podes saber mais sobre o processo de criação da Noto nesta página e no vídeo seguinte.

Previous Agora também podes transformar vídeos em arte com o Prisma
Next 3 anúncios excitantes da Oculus e do Facebook

Suggested Posts