Zeca Afonso: 10 músicas para lembrar a voz da liberdade

Seja qual for o contexto ou pretexto, crescemos a ouvir como que o som da luta na voz do poeta Zeca Afonso.

Há nomes intemporais e que só com o tempo aprendemos a compreender e apreciar. Seja qual for o contexto ou pretexto, crescemos a ouvir como que o som da luta na voz do poeta Zeca Afonso. Habitante da memória nacional há mais de 40 anos, tornou-se num lugar comum de reflexão e luta pela liberdade.

Nascido a 2 de Agosto de 1929 em Aveiro deixou marcas por todo o Portugal. Marcas de uma vida difícil e preenchida com passagens simbólicas sempre no meio do povo. Passou por Aveiro, Coimbra e Setúbal. Foi professor, revisor gráfico em jornais, mais que cantor – músico, mais que músico – artista.

Faria hoje, dia 2 de Agosto, 87 anos. É por isso, e porque o seu legado é sempre actual, porque há sempre mais por que lutar e é sempre tempo de lembrar os que já o fizeram por nós que reunimos 10 canções/homenagem de outros músicos que como nós se sentiram inspirados pela sua Voz. A sua pluralidade fê-lo atravessar várias barreiras que também nesta lista se notam. Do Fado, ao Hip-Hop, passando pelo Rock e pela música Clássica foram muitos os artistas portugueses que quiseram lembrar José Afonso e acabaram eles próprios por ficar com um repertório bem mais rico, em história e em génio.

Em estúdio e gravações estruturadas ou em inspirados momentos ao vivo gravados com mais ou menos qualidade, é certo que a música de Zeca se elevará sempre sob qualquer questão de forma.