‘The Happy Film’: design para a felicidade

The Happy Film vai finalmente estrear em Portugal.

Stefan Sagmeister é um dos nomes incontornáveis na cena do design actual. Começou por dar nas vistas cedo com o famoso anúncio de apresentação do seu estúdio onde surgia completamente nu. Depressa consolidou a irreverência demonstrada no primeiro momento e se firmou como uma das principais referências globais, tendo assinado projectos como o famoso logo da Casa da Música, da EDP ou para clientes invejáveis como os Rolling Stones ou Jay-Z.

Numa carreira marcada pela disrupção e por uma perspectiva muito própria do design, Stefan procura num documentário intitulado The Happy Film levar a experiência ao extremo, assumindo-se como o seu próprio projecto de design. Tendo como objectivo tornar-se melhor pessoa.

The Happy Film é uma longa metragem documental que acompanha o processo de design, ou redesign, de uma pessoa em busca da felicidade e de resposta para perguntas como “será possível re-desenhar a personalidade?”. São 95 minutos de experiências na fronteira entre o design e a psicologia que prometem mudar a forma como olharmos para o processo que é a vida.

happyfilm_02

O filme foi gravado entre 2009 e 2016, altura em que Sagmeister tem andado mais recatado e Jessica Walsh tem assumido parte do trabalho do Atelier. O trailer oficial foi lançado em Março deste ano mas as primeiras imagens remontam a 2010, numa série de titles partilhadas pelo designer, onde começou por explicar a sua ideia.

The Happy Film teve a sua primeira exibição no Tribeca Film Festival e espera-se que mais tarde ou mais cedo possa vir a estar disponível online.

happyfilm_03


Actualização 18 de Julho de 2017:

Depois de há pouco mais de um ano te termos dado conta do The Happy Film A The Creative Humanity, nova aventura do designer e director criativo João Geada, vai apresentar pela primeira vez em Portugal o documentário do designer Stefan Sagmeister. A sessão está marcada para 27 de Julho, às 20h, na Sala 2 do Cinema São Jorge. Antes da exibição do trabalho de Stefan Sagmeister está prometido um debate com a participação de um designer, um chef, uma teenager, uma avó e uma humorista, sobre questões relacionadas com o filme, segundo revela o post de facebook da The Creative Humanity.  Os bilhetes custam 10€ e podem ser reservados através do e-mail que se encontra na mesma publicação. 

 

 

Previous Querem transformar a EN2, a maior estrada do país, numa “Route 66 portuguesa”
Next Agora podes guardar snaps para sempre (só para ti ou para mostrar)

Suggested Posts