Estudo revela que quantidade de erva leva uma ganza típica

Investigadores usaram dados de detidos por posse ilegal.

0,32 gramas. É esta a quantidade de cannabis que uma ganza típica tem, segundo um estudo recente publicado no jornal Drug and Alcohol Dependence pelos investigadores Greg Ridgeway, da Universidade de Pennsylvania, e Beau Kilmer, da organização sem fins lucrativos Rand Corp.

A quantidade de erva num charro normal é, na verdade, um dado importante para investigadores e decisores políticos. A marijuana pode ser vendida à ganza, no mercado legal e no ilegal. Para saber quanta cannabis as pessoas estão a consumir – o que é importante para coisas como projecções fiscais e estudos de saúde pública –, é preciso conhecer a quantidade de erva que está nessas ganzas.

Greg Ridgeway e Beau Kilmer usaram dados de mais de 10 mil pessoas presas por posse de cannabis, em diversas cidades dos EUA, entre 2000 e 2010. Essa informação pertence a um programa federal, agora extinto, intitulado ADAM, através do qual foram feitas entrevistas aos detidos sobre o seu uso de drogas. A ADAM sabe detalhadamente as quantidades de erva com que as pessoas foram apanhadas, bem como o preço que elas disseram ter pago por isso.

Os investigadores determinaram que 0,32 gramas é a quantidade de uma ganza típica, com uma margem de 0,03 gramas. Assim, uma ganza passa a ser uma coisa quantificável no que toca a venda, detenções, etc. A quantidade de erva que leva um charro é uma curiosidade antiga. O site High Times fez um inquérito junto de 3 mil leitores e determinou que uma ganza leva normalmente 0,75 gramas, com 3 em 10 participantes no estudo a dizer que as suas ganzas têm uma grama ou mais.

Porquê esta discrepância? Por um lado, pode existir um exagero por parte dos fumadores nas quantidades que dizem colocar nos seus “cigarros para rir”. Por outro, os leitores do High Times que respondem a um inquérito online sobre marijuana são bem diferentes das pessoas que foram detidas na rua por posse.