Paper, a app do Facebook que reinventava o News Feed, vai fechar


 

Em 2014, o Facebook lançou o Paper, uma alternativa à aplicação do próprio Facebook, que reinventava o News Feed como uma experiência visualmente mais apelativa e organizada por temas. Disponível apenas para iOS, o Paper deixará de funcionar no dia 29 de Julho.

O Paper foi uma surpresa para toda a comunidade tech, por ser a primeira app do Facebook com um aspecto e design cuidados. Permitia a navegação no News Feed e numa série de feeds personalizados. Os posts eram mostrados um a um, numa lógica de navegação horizontal.

A app permitia ainda publicar no nosso perfil, navegar por páginas e grupos, ver os pedidos de amizade e notificações, e responder a mensagens. No fundo, o Paper tinha todas as funcionalidades principais do Facebook – sem um único anúncio!

O Facebook olha hoje para o Paper como uma “forma de experimentar novos elementos imersivos e interactivos de design para ler conteúdo e interagir com ele no Facebook”. A empresa acrescenta que “aprendeu o quão importante esses elementos são para dar às pessoas uma experiência enriquecedora”.

Algumas partes do Paper estão a ser testadas na aplicação principal do Facebook, como é o caso dos feeds temáticos. Outras foram inspirações para produtos maiores – os Instant Articles, lançados no ano passado, tiveram o seu início no Paper.

Disponível desde 2014 apenas na App Store norte-americana e sem nunca ter tido uma versão Android, o Paper nunca ganhou muitos adeptos. A aplicação, que já foi removida da loja, não tinha actualizações desde Março de 2015.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.