Cinema e humor: 5 canais de YouTube que deves seguir


O que não falta no YouTube é oferta de conteúdos para todos os gostos e todas as esferas. Na área do cinema, para além dos muitos vídeos que críticos partilham com as suas opiniões sobre filmes, há ainda quem faça um tipo de apreciação numa vertente satírica e jocosa, atingindo um público mais abrangente do que aquele interessado nas tradicionais análises.

Podes ficar a conhecer algumas dessas contas agora:

Screen Junkies

Este canal tornou-se mundialmente conhecido por publicar os Honest Trailers, isto é, os trailers honestos de filmes que já estrearam e que já estão disponíveis para ver em qualquer plataforma. Com uma voz característica dos trailers à moda antiga, os vídeos vão descrevendo as obras e os argumentos de uma forma direta e irónica, demonstrando como seria se os estúdios fossem mesmo verdadeiros na altura de promover os seus filmes.

O formato dos trailers tornou-se tão conhecido que, quando fizeram o do recente Deadpool, conseguiram que o próprio Ryan Reynolds fizesse também a narração enquanto a personagem do filme.

Couch Tomato

Um vídeo comparativo entre dois filmes é o que este canal propõe semanalmente. Umas vezes mais óbvios, outras muito menos, o Couch Tomato estabelece com alguma piada paralelos e comparações entre os argumentos de, pelo menos, dois filmes que à primeira vista podem parecer completamente diferentes e, noutros casos, prova que filmes que parecem iguais na essência das suas histórias afinal não o são.

Neste exemplo que deixamos, podes ver as 24 razões que argumentam que o The Hunger Games Catching Fire é igual ao Harry Potter And The Goblet Of Fire.

How It Should Have Ended

Apesar de não publicar vídeos muito regularmente por causa do tempo que as suas animações demoram a fazer, esta conta partilha paródias e versões alternativas de filmes quase como se as personagens fossem iguais aos espectadores numa sala de cinema e conseguissem cancelar a sua suspensão de descrença, apercebendo-se das falhas nas narrativas ou das inconsistências de outras personagens.

Podes perceber isso neste excerto do Titanic que ilustra que nem tudo pode ser romantismo, segundo o Jack.

Cartoon Hooligans

Tal como a sugestão anterior, este também é um sítio em que há paródias feitas em animação (não tão complexa), mas mais direcionada para o mundo dos super-heróis e das personagens de banda desenhada. Estes Hooligans criam universos paralelos nos quais colocam em confronto heróis de uma maneira completamente diferente da norma habitual, sempre feito num cartoon bastante estilizado e exagerado.

Exemplo disso é este vídeo de uma luta semelhante ao do Batman V Superman: Dawn Of Justice – filme estreado há poucos meses –, no qual esses heróis aparecem com os poderes trocados.

Cinema Sins

Por último, temos os pecados do Cinema Sins. Através de uma enumeração exaustiva e recorrendo a elevadas doses de sarcasmo e picuinhice, o canal publica duas vezes por semana, fazendo crítica aos pequenos e grandes erros dos filmes. Por muito acertados que alguns desses erros sejam, basta ver uns quantos vídeos para perceber que outros são realçados exageradamente apenas para efeito humorístico e para provocar os fãs dos filmes avaliados, que rapidamente se desdobram em comentários para os tentar refutar.

Já conseguiram muitos milhões de visualizações nos seus vídeos, até porque não menosprezam nenhum género cinematográfico. Há de tudo, até documentários.

Previous O Facebook está a testar um “Snapchat” dentro do Facebook
Next Experimentar um curso antes de decidir? Agora 20 faculdades permitem-no