Young Creators: 5 dias para imprimires em 3D, criares robôs ou programares a tua roupa


O Mercado do Forno do Tijolo, em Lisboa, em Lisboa, vai receber de 4 a 8 de Julho o Young Creators 2016, um workshop de 5 manhãs sobre impressão 3D, robótica ou tecnologia que se veste. As vagas são limitadas. As inscrições estão abertas e custa 20 euros.

O Young Creators destina-se a jovens entre os 16 e os 25 anos. Trata-se de um programa de formação em tecnologias emergentes, no qual a criatividade e inspiração nasce da ligação entre ciência, arte e tecnologia. Seguindo uma abordagem hands-on e através da utilização de ferramentas de inovação abertas (open-source) assim como uma metodologia “Do It Yourself”, durante uma semana os participantes aprendem a prototipar e executar diferentes projectos interdisciplinares enquanto desenvolvem as suas capacidades criativas.

Existem 3 módulos disponíveis: impressão 3D, robótica e tecnologia que se veste. Uma inscrição de 20 euros dá acesso às sessões de formação apenas para o módulo selecionado. O valor da inscrição inclui a utilização de todos os materiais e equipamentos necessários para a realização das actividades propostas, bem como um lanche de manhã.

A impressão 3D lidera a revolução das mudanças tecnológicas e industriais em curso. Neste módulo os participantes utilizam ferramentas de fabricação digital tais como impressoras 3D para materializarem os seus próprios objectos através de desenhos. Terão contacto com as diversas comunidades online onde se pode aprender trocar ideias e encontrar objectos para descarregar e imprimir.

youngcreators16_02

No módulo de robótica, os participantes usam hardware open-source e aprendem conceitos de programação e electrónica de forma a criar um robô do primeiro ao último passo. A electrónica aberta do Arduino, cujos desenhos e software são partilhados em todo o planeta de forma colaborativa, democratizaram a possibilidade de construir e programar robôs. Com a ajuda de formadores experientes, potenciam a sua criatividade criando também um ambiente onde os robôs interagem entre si e o meio envolvente.

youngcreators16_03

No módulo de texting hacking, os participantes misturando noções de eletrónica com técnicas de tecelagem tradicional para criar objectos electrónicos que poderão ser vestidos ou usados. Serão também apresentadas as principais comunidades online, bem como os programas e equipamentos criativo e económico.

youngcreators16_04

A antiga nave central do Mercado do Forno do Tijolo, em frente às instalações do FabLab Lisboa foi recentemente requalificada pela Junta de Freguesia de Arroios como equipamento cultural passando a ser conhecida como Mercado de Culturas. Com cerca de 1200 metros quadrados, vai acolher em simultâneo os 90 participantes dos 3 módulos do Young Creators 2016.

O Young Creators é organizado pela FabLab Lisboa, um espaço da Câmara Municipal para os makers e criativos da cidade. “Queres obter experiência na aplicação prática de novas tecnologias? Tens a motivação certa para criar, desenhar e construir um objecto, todos os seus componentes electrónicos e programá-lo?”, convida a FabLab Lisboa.

Previous Michael Moore foi visitar o fundador da WikiLeaks, Julian Assange
Next ‘5 Para A Meia-Noite’ regressa em Setembro num novo canal: RTP Play

Suggested Posts