PSP chamada a resolver uma ocorrência… no ‘GTA’


É difícil a página de Facebook da Polícia de Segurança Pública (PSP) passar despercebida. Seja por brincadeiras com a série Game of Thrones ou pela criatividade aguçada nas partilhas, os seus posts acabam por aparecer diversas vezes nos nossos News Feeds.

A última “jogada” é um vídeo que mostra um carro da PSP, recriado dentro do jogo Grand Theft Auto V (GTA V), a fazer uma perseguição em alta velocidade e depois a capturar o suposto criminoso.

Nesta espécie de gameplay, com pouco mais que 4 minutos, o jogador é um agente da PSP que é chamado a responder a uma ocorrência. Num carro patrulha, persegue em alta velocidade o presumível bandido até que, com a ajuda de outros veículos da PSP, consegue fazer a detenção. Não corre tudo bem nesta operação: na recta final, alguém atinge com um tiro o indivíduo quando este já está algemado.

pspocorrenciagta_02

Quase 200 mil visualizações, mais de 4 mil likes, cerca de 1,7 mil partilhas e centenas e centenas de comentários são os números que caracterizam este vídeo, partilhado este sábado pelo Facebook da PSP. A ideia e concepção não partiu da força policial portuguesa; foi antes feita pela Workgrafix, uma pequena agência de publicidade e design digital, sediada em Cascais.

Carlos Franco, da Workgrafix, confessou ao site Future Behind ser um “grande fã” de GTA V e da PSP. “Em tempos ainda concorri [à polícia], mas não tive sucesso.” Lembrou-se do vídeo dada a possibilidade de modificar o jogo na versão para computador e por ter visto outros gamers a fazer o mesmo para os seus países. Segundo o próprio, a decoração de cada veículo demora cerca de seis a sete horas. Além do veículo mais tradicional da PSP, Carlos Franco tem outros modelos trabalhados e quer recriar também o fardamento dos agentes.

pspocorrenciagta_03

pspocorrenciagta_04

pspocorrenciagta_05

pspocorrenciagta_06

A Workgrafix promete disponibilizar em breve a modificação do jogo que permitiu criar o vídeo.

Previous NOS Primavera Sound “começa” dia 8 no centro do Porto com concertos gratuitos
Next Uber chega ao Algarve com opções uberX e uberXL