iOS 10 chega no Outono, carregado de novidades


Mais que uma nova versão de um sistema operativo, o iOS 10 é uma actualização de apps. O Apple Music e o Apple News, lançados há apenas um ano, foram redesenhados. O Apple Maps está mais parecido com o Google Maps e o Waze. E o iMessage recebeu uma gigante actualização, depois de serviços como o Messenger do Facebook terem agitado o mercado. Também há novidades na Siri, no Photos e no Phone, e uma nova apps: Home.

O iOS 7 representou um redesign completo do ecossistema móvel da Apple, não só ao nível do sistema operativo em si, como também das apps. Desta vez, a empresa não foi tão longe, mas este iOS 10 vem com várias alterações no aspecto. Desde logo, na forma como as notificações aparecem quer no lock screen, quer no Notification Center. São agora pequenas caixas que, quando pressionadas, permitem realizar determinadas tarefas, como manter uma conversa no iMessage ou saber, em tempo real, onde está o uber requisitado.

ios10_02

O 3D Touch e os widgets vão ganhar maior destaque no novo iOS. Pressionando o ícone de uma app com mais força vai fazer com que um pequeno pop-up surja e mostre, para além de atalhos, alguma informação rápida. Por exemplo, o Weather exibirá a previsão do tempo do dia. Se quiseres ter a meteorologia sempre à mão, poderás adicionar um widget do Weather ao lock screen do teu iPhone ou iPad. Os widgets não são uma novidade do iOS 10, mas a sua casa muda: deixam o Notification Center e passam a aparecer quando o ecrã está bloqueado.

Com o iOS 10, a Apple quer dar mais força à sua assistente digital e, por isso, vai permitir que os programadores integrem a Siri nas suas apps. Quer isso dizer que, em breve, poderás a tua voz para conversar através do WhatsApp ou Slack, para pedir um Uber, ou para navegar no Pinterest. Com a Siri a ganhar inteligência a cada dia que passa, a Apple decidiu pegar neste sistema e integrá-lo no teclado do iPhone. Se alguém te enviar uma mensagem a perguntar “Onde estás?”, o iPhone vai sugerir-te como resposta a partilha da tua localização.

ios10_03

As novidades do iOS 10 não acabaram ainda. A Apple redesenhou o Maps, que agora dá sugestões inteligentes com base no local onde te encontras e que te permite pesquisar postos de combustível ou restaurantes durante um trajecto, enquanto estás em modo de navegação. O Maps poderá ser integrado com outras apps como o Uber ou o OpenTablet, para que possas reservar uma mesa ou chamar um uber sem trocar uma única vez a app. O Music, onde encontras o serviço Apple Music mas também as músicas que compraste no iTunes, também tem cara lavada. Entre as novidades está uma maior divisão entre o que é o serviço de streaming (actualmente com 15 milhões de assinantes pagos) e o que é a nossa biblioteca pessoal de músicas. A app passa a mostrar também as letras das músicas. O News, por seu lado, tem uma nova imagem, coerente com a app de música, e vai permitir-te subscrever publicações (para teres acesso a todo o seu conteúdo) e receber notificações de notícias de última hora, enviadas pelas próprias.

ios10_04

O Photos ganha novas funcionalidades quer no iOS 10 como no macOS Sierra. Através de tecnologia de reconhecimento visual, o serviço vai começar a reconhecer o que está nas tuas fotos, desde pessoas a coisas, como praias, jogos de futebol ou cães. Assim, pesquisar por aquela foto vai ser bem mais fácil. O Photos irá ainda reconhecer caras e agrupar as fotos de uma determinada pessoa. E existirá uma vista de mapa para rapidamente recordares os momentos que passaste em cada local. Uma vez percebendo melhor as tuas fotos, o Photos vai ser capaz de relacioná-las e usar estas ligações para criar Memories – basicamente álbuns ou vídeos criados automaticamente pelo iPhone, e que tu podes personalizar, definindo, por exemplo, “humor” do momento.

ios10_05

Outra app renovada no iOS 10 é o Messages. Ao longo do último ano, o Facebook Messenger e serviços semelhantes foram introduzindo inovações que o iMessage, a plataforma da Apple, não tem acompanhado. Falamos de GIFs, stickers e integração com apps de terceiros, entre outras funcionalidades. Contudo, com o iOS 10, o iMessage receberá uma actualização gigante. Vais poder escrever mensagens à mão, enviar texto que se expande ou encolhe consoante a entoação que lhe queres dar, partilhar fotos rabiscadas à Snapchat, responder rapidamente com um like ou coração, mandar mensagens escondidas (só passando o dedo sobre a mesma é que o texto ou foto é revelado)… Os programadores poderão desenvolver apps para o iMessage, como serviços de pagamentos ou stickers para usar nas mensagens. A nova app Messages inclui ainda um sistema que destaca palavras ou expressões que podem ser transformadas em emojis com um simples toque.

ios10_06

Por fim, o Home é uma nova forma de comunicar com a casa, se esta tiver equipamentos inteligentes que suportem o HomeKit. A app virá pré-instalada com o sistema operativo, mas pela primeira vez poderá ser removida. Aliás, no iOS 10, a Apple vai deixar-te desinstalar algumas das apps que sempre tiveste no teu iPhone/iPad, como o Compass, o Calendar, o Maps, o Stocks, o Mail, a Calculator, entre outras. A qualquer momento, poderás reinstalar essas apps através da App Store. Apps como o Messages, a Camera e o Photos não poderão ser removidas.

ios10_07

O iOS 10 vai estar disponível em Julho através de um public beta. A versão final chegará no Outono e serão suportados todos os equipamentos que actualmente correm o iOS 9. No WWDC, a Apple anunciou uma nova versão do watchOS, o sistema operativo do Apple Watch, e também uma actualização do tvOS, o sistema operativo da Apple TV.

ios10_08

Previous O que sabemos sobre o massacre de Orlando
Next ‘Forza Horizon 3’ leva a loucura das corridas para a Austrália

Suggested Posts