9 filmes para veres gratuitamente ao ar livre em Lisboa


Inserido na programação das Festas do Lumiar, o jardim da Quinta das Conchas volta a receber o ciclo de cinema ao ar livre CineConchas, a partir de 30 de Junho, com sessões às Quintas, Sextas e Sábados, sempre às 21h45.

Na sua 9ª edição, a organização do CineConchas – composta pela EGEAC e o Centro Social da Musgueira – renova os seus esforços para proporcionar uma experiência cinematográfica a céu aberto, combinando vários géneros provenientes de diferentes pontos do globo.

Dia 30, o primeiro filme do ciclo é Mustang, nomeado para Melhor Filme Estrangeiro nos Óscares e Globos de Ouro. Escrito e realizado pela turca Deniz Gamze Ergüven, o filme conta a história de cinco irmãs órfãs que vão contra as regras conservadores que oprimem as mulheres, impostas pelas pessoas que lhes são mais próximas.

Na segunda noite, dia 1, chega à tela do jardim da Quinta das Conchas o espião que todos adoram odiar. Spectre é a mais recente colaboração de Daniel Craig com o realizador Sam Mendes e, dizem as casas de apostas, o último desta encarnação do personagem James Bond.

Big Hero 6 – Os Novos Heróis, a colaboração dos estúdios Disney com a Marvel que mereceu um Óscar para Melhor Filme de Animação em 2015, é o escolhido para a noite de sábado, dia 2. Apesar de o grande destaque do filme e do marketing ter sido o robô anafado Baymax, a história tem como protagonista Hiro Hamada, um pequeno génio da robótica que tenta juntamente com um grupo de amigos salvar a sua cidade San Franksokyo. Sim, isso mesmo.

A segunda semana do evento (Domingo, dia 3) começa pela comédia dramática Táxi de Jafar Panahi. Panahi que, depois de ser proibido de fazer filmes pelo governo iraniano, consegue produzir este filme com olhar crítico sobre o Irão ao fazer-se passar por um taxista. Foi vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim.

No dia 8 de Julho, há Room, realizado por Lenny Abrahamson e protagonizado por Brie Larson, actriz que ganhou Globo de Ouro e Óscar para Melhor Actriz Principal, com a nova estrela Jacob Tremblay. Ao ar livre, o público do CineConchas acompanhará a vida de uma mãe que tenta educar o seu filho enquanto ambos estão confinados a um espaço ínfimo e sem saída.

The Martian, sobre um astronauta que fica sozinho em Marte depois da sua equipa o dar como morto, é o filme de Ridley Scott para o dia 9 de Julho. Conta com Matt Damon no papel principal e apesar de tanto ele como o filme terem ganho Globos de Ouro na categoria de comédia, é considerado um dos melhores dramas de ficção científica dos últimos anos.

O último fim de semana da programação começa no dia 14 com a exibição de Truman, de Cesc Gay, um filme sobre os últimos dias de Julián, um doente oncológico em fase terminal que faz de tudo para deixar todos os seus assuntos em ordem com a ajuda do seu amigo de infância Tomás e, principalmente, para encontrar um novo lar para o seu fiel cão Truman.

Adaptado do livro homónimo, The Big Short é mais uma comédia com um toque de drama – ou vice-versa – na programação do ciclo. Sobre a bolha do mercado imobiliário e a sofreguidão dos empréstimos bancários que rebentaram na década passada, o filme realizado por Adam McKay poderá ser visto no dia 15 de Julho.

A programação do CineConchas termina dia 16 com Zootrópolis, mais um da Disney, realizado por Byron Howard, Rich Moore e Jared Bush. Uma pequena coelha agente da autoridade policial, Judy Hopps, alia-se à raposa Nick Wilde para resolver uma série de crimes, ao mesmo tempo que o filme, com um estilo de animação a fazer lembrar o de Chuck Jones, vai desconstruindo alguns preconceitos que se assimilam em tudo aos de os humanos. Vale a pena ver esta aventura antropomórfica.

Programa completo do CineConchas 2016:

30 de Junho: Mustang, de Deniz Gamze Ergüven

1 de Julho: Spectre, de Sam Mendes

2 de Julho: Big Hero 6 – Os Novos Heróis, de Don Hall e Chris Williams

7 de Julho: Taxi, de Jafar Panahi

8 de Julho: Room, de Lenny Abrahamson

9 de Julho: The Martian, de Ridley Scott

14 de Julho: Truman, de Cesc Gay

15 de Julho: The Big Short, de Adam McKay

16 de Julho: Zootrópolis, de Byron Howard, Rich Moore e Jared Bush

Texto de: João Martins
Editado por: Rita Pinto

Previous NOS Primavera Sound 2016 – dia 1
Next Nova extensão para Chrome permite-te guardar toda a Internet no Facebook