Uma lista de filmes para ver sob o efeito de erva (ou não)

Uma boa forma de celebrar este dia 4/20, não achas?

São muitos os filmes que ao longo das últimas décadas têm presente a marijuana como uma das protagonistas principais. Entre alguns filmes de culto e outros mais recentes, deixamos aqui algumas sugestões. São 4 + 20 filmes:

Cheech & Chong’s Up in Smoke (1978)

Este é sem dúvida um dos filmes que marca o inicio da era stoner no cinema. Protagonizado e escrito por Cheech Marin e Tommy Chong, é uma história repleta de peripécias relacionadas com o consumo de erva, onde o absurdo e o exagero, aliados à falta de noção destas personagens oferecem uma história completamente non sense, numa constante sequência de acções aleatórias, por vezes  até descoordenadas da própria história, porém é ai que a magia acontece.

Half Baked (1998)

Este é possivelmente o filme com o inicio mais pot head de sempre. Numa noite normal de fumarada entre amigos, os munchies são sem dúvida um dos pontos de maior importância, sendo algo que não pode faltar na dispensa, e quando falta, não há outra solução a não ser ir comprar mais. A questão essencial é como é que alguém é preso após ir ao supermercado comprar munchies, e o que é que um cavalo diabético tem a ver com isto. Toda a história irá seguir em torno dos seus amigos, numa constante tentativa de arranjar o dinheiro necessário para o retirar da prisão, tornando-se dealers.

Fear and Loathing in Las Vegas (1998)

Este filme mostra a viagem a Las Vegas do jornalista Hunter Thompson (Johnny Depp) e do seu advogado Oscar Acosta (Benício Del Toro) para cobrir uma corrida de motos no deserto de Nevada e uma convenção do Ministério Público sobre drogas. Na bagagem como não poderia deixar de ser, levam muita erva, cocaína e drogas psicadélicas. A história não segue uma lógica muito criteriosa, e por vezes é difícil percepcionar se os acontecimentos são reais ou não passam de alucinações das personagens. Contudo é essa falta de lógica em determinados momentos só conduzem a um maior nível de surpresa por parte do espectador.

Pineapple Express (2008)

Esta história inicia quando Dale Denton (Seth Rogen) procura Saul Silver (James Franco) para comprar erva, mais especificamente um novo tipo de strain, chamada Pineapple Express. Após fumar, como em todos os filmes do género, começam a surgir as histórias mais improváveis e caricatas. Desta feita, Dale presencia um assassinato cometido por uma polícia corrupta em parceria com um dos chefes do tráfico na cidade. O pânico que esta situação causa em Dale faz com que este largue o charro no chão e desapareça a toda a velocidade, contudo de forma pouco discreta. E é ai que os problemas surgem, aquando  o charro é encontrado, pois existe apenas um dealer na cidade com aquela erva.

Outros

  1. Cheech & Chong’s Next Movie (1980)
  2. Cheech & Chong’s Nice Dreams (1981)
  3. Fast Times at Ridgemont High (1982)
  4. Dazed and Confused (1993)
  5. True Romance (1993)
  6. Friday (1995)
  7. The Big Lebowski (1998)
  8. Homegrown (1998)
  9. Next Friday (2000)
  10. Dude, Where’s My Car? (2000)
  11. Saving Grace (2000)
  12. Jan and Silent Bob Strike Again (2001)
  13. How High (2001)
  14. Rolling Kansas (2003)
  15. Soul Plane (2004)
  16. Smiley Face (2007)
  17. Harold and Kumar Escape from Guantanamo Bay (2008)
  18. Ted (2012)
  19. Mac & Devin Go to High School (2012)
  20. This Is The End (2013)