Ecosia, o motor de busca que planta árvores

Por cada busca, uma árvore.

Estás farto financiar a Google com as tuas pesquisas? Há forma de as fazeres por uma causa mais nobre. O Ecosia é um motor de busca ecológico que planta árvores com as tuas buscas.

Foi lançado em 2009 e desde então já plantou mais de três milhões de árvores por todo o mundo. O número equivale a mais ou menos uma árvore por cada 12 segundos. Na prática, a empresa alemã por trás do motor de busca doa a sua receita extra para a plantação de árvores. Mas se “extra” te podia soar a pouco, fica sabendo que o valor doado ronda os 80% do lucro total da empresa, entre 50 mil a 80 mil dólares por mês.

A ideia partiu de Christian Kroll, agora CEO da empresa, depois de uma viagem à Ásia e América do Sul. Inicialmente o Ecosia funcionava com ONGs do Nepal, era lá que funcionava a sede, enquanto Kroll esteve no país. A falta de electricidade e falhas constantes nas ligações à Internet fizeram Kroll mudar-se para a América do Sul, onde o site ganhou os contornos que hoje lhe conhecemos e onde o seu criador aprendeu mais sobre desflorestação e o impacto que o fenómeno tem nas alterações climáticas.

Os resultados das pesquisas são alimentados pelo Bing e o site dispõe também de um botão de pesquisa Google para comparares resultados. Para Kroll, o futuro passa por serviços deste género, que permitam aos utilizadores satisfazer as suas necessidades e simultaneamente “fazer o bem sem quaisquer custos ou esforços adicionais.”

Pelo ambiente, podes passar a aceder a ecosia.org na tua rotina diária, ou instalar a extensão do Chrome para tornares o site no teu motor de busca predefinido.