‘Tecla Tónica’ é um documentário sobre a música electrónica em Portugal. Vê aqui o trailer


Tecla Tónica é o título de um documentário de Eduardo Morais que conta a história da música electrónica em Portugal, desde os anos 1960 até à actualidade. Estreia dia 30 de Abril na Culturgest, como parte da programação do festival de cinema IndieLisboa, e o trailer já pode ser visto.

O filme é uma tentativa de sistematizar a história da música electrónica a partir de um olhar local. Uma visão global que encontra expressão num panorama único: o português. Tecla Tónica recua até “às primeiras manifestações dessa electrónica nos sintetizadores utilizados pelas bandas portuguesas de inícios da década de 1960, avança pela utilização sistemática das novas ferramentas nos anos 1970, pela implantação da linguagem electrónica, quer em contexto experimental e vanguardista, quer em contexto pop, na década de 1980, avançando até ao presente em que a electrónica se instalou, dominante, na pista de dança”, refere o jornal Público, que estreou o trailer em exclusivo.

O filme assenta em entrevistas conduzidas pelo realizador, Eduardo Morais, e pelo jornalista Rui Miguel Abreu. Nomes como José Cid, Carlos Maria Trindade, Rafael Toral, DJ Vibe, Moullinex, Batida ou DJ Ride ajudam a contar a história da música electrónica portuguesa.

Tecla Tónica não é o primeiro documentário de Eduardo Morais, que já realizou Meio Metro de Pedra, sobre o rock’n’roll português enquanto manifestação marginal, desde a sua génese até ao presente; Música em Pó, sobre o universo dos coleccionadores e amantes de vinil; Barreiro Rocks, sobre o sucesso de um festival (com o mesmo nome) que acontece na margem sul do Tejo, ou ainda Uivo, dedicado a António Sérgio.