Este site diz-te se aqueles filmes “baseados em factos reais” são mesmo baseados em factos reais

'The Imitation Game' é um dos filmes menos verdadeiros.

Quantos de nós já nos interrogámos se a frase “baseado em factos reais” que geralmente aparece no início de alguns filmes é realmente verdade? Pois bem, certamente com isso no pensamento, os criadores do site Information is Beautiful decidiram arranjar uma ferramenta que testasse a veracidade da afirmação.

Reincidente maioritariamente nos filmes biográficos, sabemos que a frase não quer dizer que tudo no filme seja verídico, mas também sabemos que nem tudo será ou deverá ser ficção.

Para quem suspeita da veracidade do conteúdo cinematográfico a que assistiu, Information is Beautiful desenvolveu um sistema que mostra o grau de veracidade dos filmes através de cinco categorias: true, true-ish, false, false-ish e unknown para quando é impossível verificar a veracidade dos “factos”. É ainda possível escolher três níveis de veracidade da nossa parte: “Flexible – c’mon it’s movies!”, “Can bear some dramatic license” ou “Only absolute truth” caso não queiramos ser flexíveis com o conteúdo.

truetruestory_02

Nos exemplos do site, The Imitation Game destaca-se como um dos filmes menos verdadeiros com apenas 35,7% de veracidade. Na barra que nos aparece de análise ao filme podemos inclusive seleccionar a zona que desejamos analisar e que corresponderá a uma cena individual do filme. Seleccionando-a teremos uma descrição daquilo que aconteceu na realidade e o seu grau isolado de autenticidade.

Nota claramente positiva vai para The Big Short que conseguiu 88,4% de autenticidade nas suas cenas. Um dos filmes mais originais e, pelos vistos, que mais corresponde à verdade provando assim que, para nos trazer conteúdo de qualidade não é necessário recorrer à ficção.

Podendo correr o risco de esmiuçar em demasia os filmes que vemos no cinema por diversão ou por prazer, Information is Beautiful não deixa no entanto de ser mais uma ferramenta ao dispor de todos os cinéfilos ou simplesmente curiosos.