Já podes ter conta no ProtonMail, o serviço de e-mail que aparece em ‘Mr. Robot’


“Um serviço de e-mail encriptado que até a tua mãe sabe usar”, é assim que o The Next Web descreve o ProtonMail, uma plataforma que já existe desde 2013 por convite e que agora abriu as portas a todo o mundo. Só precisas de ir a protonmail.com para criares a tua conta.

O ProtonMail é uma alternativa ao Gmail. Não tem anúncios e o teu e-mail é todo encriptado. No ProtonMail tens de duas passwords para iniciar sessão: uma para garantires a tua identidade ao servidor e outra que só tu sabes (apenas corre no teu browser) e que te dá acesso à tua caixa de entrada. Toda e qualquer mensagem que envies é armazenada de forma encriptada nos servidores da ProtonMail – a única chave que garante a sua decifração é a tal segunda palavra-passe.

protonmailaberto_02

Na maioria dos serviços de e-mail, as nossas mensagens são guardadas enquanto ficheiros de texto simples, o que facilita a consulta dos registos a terceiros. Nestes casos, se as agências governamentais impelirem as empresas a entregar informações e registos de utilizadores, eles serão facilmente escrutinados. Contudo, se a lógica de armazenamento for concebida em volta da encriptação de mensagens, como acontece nos servidores do ProtonMail, os únicos registos que podem ser fornecidos serão praticamente indecifráveis.

A Google inclusive “lê” os teus e-mails para te possa vender possibilidade relacionada com as tuas características e interesses; é por isso que o Gmail se mantém gratuito. O ProtonMail também é gratuito, mas algumas funcionalidades só estão disponíveis se assinares um dos dois planos pagos.

protonmailaberto_03

Podes usar o ProtonMail no computador e também através das apps iOS e Android.