Há um novo iPad Pro: mais pequeno, mas igualmente poderoso


Foi em setembro do ano passado que a Apple apresentou ao mundo o seu último tablet, o iPad Pro. Este era um produto que não era virado para as massas, quer pelo tamanho, quer pelo preço, mas acabou por despertar a atenção de muita gente. Por essa mesma razão, eis que chega o iPad Pro… mini?

Na verdade, o nome do novo iPad é apenas iPad Pro, tal como o seu irmão maior, mas com um ecrã de 9,7 polegadas. Pesa apenas 450 gramas e, de acordo com Schiller, a razão para este novo produto prende-se com o facto de as pessoas adoraram este tamanho de ecrã, tal como os números o provam, e também para chegar aos…. utilizadores de Windows. Sim, o novo iPad que ser o substituto do teu antigo PC.

Tal como o nome, o ecrã é também “pro”. Destaca-se por ser 25% mais brilhante e 40% menos reflectivo do que o iPad Air 2, com uma saturação de cores melhorada. A tecnologia True Tone vai medir a temperatura das cores e ajustá-las à luz ambiente, algo nunca antes visto. Para além de quatro colunas (#rumorconfirmado), o processador do novo iPad Pro é o A9X, de 64 bits.

Mas afinal, para além do ecrã, o que distingue este o Air 2? Bom, o iPad Pro pequeno traz a mesma opção do iPad Pro “grande”: a possibilidade de se ligar a um teclado através de uma ligação magnética, para além de poder ser utilizada a stylus. Ambos os acessórios oram apresentados esta tarde.

ipadpropequeno_02

E por falar em acessórios, há também novos adaptadores para leitor de cartões e para cabos USB, querendo isto dizer que podes, por exemplo, ligar a tua câmara fotográfica ou um disco externo para ter acesso a conteúdos, ou até mesmo um microfone para gravar um podcast.

A câmara traseira também recebeu melhorias e tem as mesmas especificações do iPhone SE (Schiller disse que “os clientes adoram tirar fotos com o iPad”, mas apetece-nos questionar a veracidade esta informação), e a frontal tem uma resolução de 5 megapíxeis.

Para além de cinzento, dourado e preto, agora há a cor rosa como opções. O preço base do novo iPad Pro é de 699 euros para a versão de 32 GB, seguindo-se depois a versão de 128 GB (879 euros) e 256 GB (1 059 dólares). Uma vez mais, o objetivo da Apple é substituir o teu laptop antigo com um tablet de 9,7 polegadas.

ipadpropequeno_03