Sabes quantas pessoas te separam do resto do mundo? O Facebook diz-te

Descobre qual o teu grau de separação do mundo.

Provavelmente já ouviste dizer que estás ligado a todo o mundo por apenas seis pessoas. Pelo chamado “amigo de um amigo” que “não conheces mas ouviste falar”, através de apenas seis “saltos” conseguirás chegar a qualquer pessoa no mundo.

Esta teoria foi proposta primeiro em 1929 por Frigyes Karinthy, um escritor húngaro, no seu livro Chains. Mais recentemente, a Universidade de Columbia realizou uma experiência social que envolveu o registo de voluntários através das suas contas de email e, pelo envio de correio electrónico, perceber quais as várias etapas necessárias para se conseguirem conectar todos. Os resultados ficaram perto dos tais “6 passos”, mas muitos críticos da teoria do Small World têm argumentado que este número não passará de uma extrapolação sem bases científicas.

Ora em honra do Dia dos Amigos (sim, provavelmente apercebeste-te dele pelos vídeos que o Facebook criou para inundar o teu feed), a maior rede social do mundo – que conta com 1,59 mil milhões de utilizadores – resolveu analisar as nossas ligações para concluir, efectivamente, qual o nosso grau de separação. E segundo os investigadores dos laboratórios do Facebook, a média é de apenas 3,57 etapas ou graus de separação.

Como podes ver no gráfico abaixo, com uma distribuição dos valores de ligações entre os vários indivíduos, a média situa-se nos 3,57, enquanto que a maior parte dos utilizadores está entre os 2,9 e os 4,2. Cerca de metade quando comparado com o valor clássico de 6 pessoas.

fbgraudeseparacao_02

Se 3,57 parece um número fácil, não mais do que a confirmação de que estamos cada dia mais ligados uns aos outros, o estudo levado a cabo para chegar a este valor não foi de todo fácil. Os investigadores tiveram que analisar todas as pessoas e todos os seus amigos. Considerando um utilizador X, imagine-se que este tem 100 amigos. Um dos seus amigos, Y, tem outros 100 amigos. Ora aqui já temos uma interacção de 10000 pessoas. E por aí em diante até chegarmos a números demasiado grandes. E depois ainda tínhamos que filtrar os amigos que X e Y tinham em comum. Agora consideremos este processo à escala do Facebook, com 1,6 mil milhões de pessoas!

Por isso os investigadores recorreram a algoritmos matemáticos, de modo a atribuir um valor a cada indivíduo e daí, correndo um programa que ia filtrando os amigos repetidos, encontrar o número de saltos (“hops”) que te separam do resto do Mundo.

Consulta esta página para mais detalhes sobre os modelos utilizados e para saberes qual o número de pessoas que te separa do resto do mundo.

Esta é mais uma boa iniciativa da empresa de Mark Zuckerberg (que, por curiosidade, possui 3,17 graus de separação) que veio mostrar matematicamente o quão pequeno é o nosso Mundo e o quanto o Facebook o ajuda a juntar-se e a estar em contacto.