O Gear 360 é uma câmara de realidade virtual que cabe no teu bolso (e no do Zuckerberg)


A Samsung já nos dava uma forma de ver vídeos em realidade virtual, mas agora dá-nos também uma forma de os fazer. A empresa sul-coreana organizou esta tarde uma conferência em Barcelona, a cidade que acolhe a partir de amanhã o MWC, e apresentou o Gear 360, um produto que pretende fazer frente ao Jump. Houve até tempo para um tal de Mark Zuckerberg subir a palco.

O design do equipamento é semelhante a uma webcam de um computador fixo e, portanto, é bastante mais pequena do que a própria Jump, mas é o interior e as especificações surpreendem. Com duas lentes fisheye, uma de cada lado e com resoluções de 15 megapíxeis e uma abertura de f/2.0, a Gear 360 capta imagens com a resolução de 3840×1920 píxeis que, claro, podem ser vistas em realidade virtual.

gear360mwc16_02

Podes também tirar fotografias “normais” e imagens panorâmicas, bem como levar a câmara contigo numa volta de bicicleta ou de esqui, já que conta com resistência à água e a poeiras. Existe um slot para trocar de bateria, algo conveniente para longas temporadas fora de uma tomada elétrica.

As imagens são armazenadas num cartão microSD (até 128 GB), o que torna o processo de passar as imagens de um lado para o outro bastante simples.Para já, as gravações do Gear 360 são compatíveis com alguns equipamentos da própria Samsung, S7 e S7 Edge incluídos, através de uma ligação Bluetooth. Contudo, as imagens podem ser passadas da Gear 360 para o smartphone através de uma ligação Wi-Fi.

gear360mwc16_03

gear360mwc16_04

No topo do produto está a botão de gravar (a tecla de ligar e a de ligação Bluetooth estão na lateral) e um pequeno ecrã que nos dá indicações como a bateria e a duração da gravação. Na continuação da apresentação do produto, e a demonstração dos avanços que têm sido feitos na realidade virtual, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, subiu a palco e referiu alguns dados interessantes: para além de existirem já mais de 200 jogos especialmente dedicados à realidade virtual, já foram vistas mais um milhão de horas em vídeo com o Gear VR.

gear360mwc16_05

Recorda-te que o Facebook comprou a Oculus em Março de 2014 por dois mil milhões de dólares, e desde então que se tem dedicado à evolução desta tecnologia. Aliás, os próprios Samsung Gear VR foram produzidos em parceria com a Oculus.

Ainda não há data de chegada da Gear 360 ao mercado.

mwc16banner