‘LUX’ é um filme académico português e foi seleccionado para o Short Film Corner de Cannes


LUX é uma curta-metragem universitária criada por alunos do curso de Cinema da Universidade Lusófona. Normal, certo? Então esperem pela novidade estrondosa.

Este filme académico vai ser exibido no Short Film Corner do Festival de Cannes! Overachieving, certo?

Depois de terem começado a rodar no circuito de festivais em Outubro passado, onde estrearam em Glasgow, já estiveram em mais dez festivais, incluindo o Lisbon & Estoril Film Festival. Mas foi a submissão para Cannes que os levou até ao Short Film Corner do festival e que vai fazer com que LUX dê ainda mais que falar.

Realizado por Bernardo Lopes e Inês Malveiro – as duplas de realização são habituais na Universidade Lusófona – e interpretado por Sérgio Moura Afonso, Anna Carvalho e José Pimentão, LUX vai estar presente numa secção do festival para a qual se candidatam milhares de filmes. É uma oportunidade única para conhecer produtores, compradores e distribuidores.

LUX conta-nos a história de Pedro, um escritor que divaga na sua imaginação até chegar à inspiração e ideia para o seu próximo romance. É este escritor bloqueado que decide utilizar um fenómeno no fabrico de lâmpadas, que começa em sua casa, para ultrapassar o tão conhecido writer’s block.

curtalux_02

Bernardo Lopes, um dos realizadores de LUX, disse ao Shifter que “este reconhecimento é o espelho do trabalho de uma equipa empenhada desde a criação do guião até ao último DCP criado.” E o Shifter aproveita para dar os parabéns a toda a equipa!

curtalux_03

Para além desta grande novidade, também nós vamos ter oportunidade de ver a curta-metragem. O projecto LUX ROAD TRIP consiste em colocar quatro membros da equipa numa caravana que vai dar a volta por Portugal, exibindo o filme em cineteatros e auditórios por todo o país. Esperam rodar uma longa-metragem sobre esta tour durante o caminho.