Air é o primeiro nome do NOS Primavera Sound 2016


Está anunciado o primeiro nome do cartaz do NOS Primavera Sound 2016: Air. O relaxante duo francês vem a Portugal para a a quinta edição do festival portuense que tem lugar de 9 a 11 de Junho no Parque da Cidade.

Foi em 1995 que Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel se apresentaram à música electrónica. Nasciam os Air, banda cuja sigla significa “Amour, Imagination, Rêve” (em português, “Amor, Imaginação e Sonho”). O primeiro trabalho surgiu em 1997, o EP Premiers Symptômes, seguido de Moon Safari, álbum de 1998 aclamado pela crítica.

Seguiram-se 7 discos e 3 EPs, incluindo The Virgin Suicides, em 1999, que utilizado como banda sonora do filme homónimo de Sofia Coppola. Já o álbum 10 000 Hz Legend saiu em 2001 e as suas músicas foram remixadas para dar origem ao EP Everybody Hertz, lançado um ano mais tarde. O último trabalho dos Air saiu em 2014 e intitula-se Music For Museum.

Embaixadores estabelecidos da elegância pop, usam o french touch mais inquieto e a electrónica súbtil como ponto de partida para construir imponentes sinfonias lunares. Vinte anos após a sua formação, o duo de Versailhes continua a ser uma das grandes referências da música francesa graças a trabalhos como Talkie Walkie e Love 2.

A banda francesa vai regressar aos palcos ester Verão, com concertos já anunciados no Primavera Sound de Barcelona e em outros 3 festivais europeus, para além do NOS Primavera Sound. A quinta edição do festival do Porto tem lugar de 9 a 11 de Junho no Parque da Cidade.

O Fã Pack FNAC NOS Primavera Sound 2016, que inclui o passe geral para a quinta edição do festival e um kit de boas vindas, está disponível pelo preço promocional de 90 euros na FNAC.