Volkswagen remove assinatura “Das Auto” por considerar ofensiva

A fabricante alemã está a adoptar uma postura mais humilde e modesta.

A assinatura “Das Auto” (que, em português, signifca “o carro”) tornou-se icónica no mundo publicitário, apesar de ser utilizada apenas desde 2007 pela Volkswagen. Funciona como uma espécie de ponto final nos anúncios da fabricante alemã e está espalhada por todo o mundo.

Agora, depois do escândalo que rebentou depois do Verão, a Volkswagen considera o “Das Auto” uma expressão de arrogância e pretensiosismo. A marca quer adoptar uma postura bem mais humilde e modesta perante o consumidor e esse esforço vai obviamente reflectir-se na publicidade.

Daqui adiante, sempre que o logótipo da Volkswagen num anúncio, ouviremos apenas “Volkswagen”. “Sempre que o nosso logo aparecer no futuro, ele será suportado pela nossa nova assinatura de marca, ‘Volkswagen'”, disse um representente da empresa alemã à Reuters. “O slogan vai ser implementado, pouco a pouco, pelo mundo inteiro.”

A Volkswagen tem vindo a mudar desde que a fraude das emissões foi descoberta, questionando toda a credibilidade da empresa. Entre outras alterações, foram contratadas três empresas de relações públicas para ajudar a gigante a lidar com o problema: a alemã Hering Schuppener, a britânica Finsbury e a norte-americana Edelman e Kekst.

Partilha nas redes sociais:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
  • Jornalista, adepto de cidades humanas e curioso por ideias que melhorem o país. Co-fundei o Shifter em 2013, sou desde 2020 coordenador do projecto editorial Lisboa Para Pessoas.

Contribui para o Shifter para mais artigos como este:

2 €/mês

5 €/mês

10 €/mês

15 €/mês

Donativo

Artigos Relacionados

Junta-te à Comunidade
Jornalismo é aquilo que fazemos todos juntos. Entra na Comunidade Shifter e faz parte da conversa.
Sabe mais
Em teste

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt