Um mapa para saberes quantas pessoas têm o teu apelido e onde vivem

Sobre o mesmo nome é ainda possível saber a frequência em termos de rácio, definição, país mais incidente e respectivo ranking nacional.

E se dissermos que em Portugal, em cada 38 portugueses, existe um Silva? O apelido nº1 do ranking português traduz-se em nada mais que 277 582 cidadãos sendo que no Brasil é também o Sr. Silva o rei do campeonato com um rácio de 1 para 40, isto é, mais de 5 milhões de brasileiros são Silva.

Os dados caricatos surgem de um site chamado Forebears que consegue determinar quantas pessoas no mundo têm um determinado apelido. Sobre o mesmo nome é ainda possível saber a frequência em termos de rácio, definição, país mais incidente e respectivo ranking nacional.

forebearssurnames_02

Descobrimos que apelidos como Junceiro, para além de 100% português, existe apenas em 83 pessoas no nosso país. E que o nosso querido amigo Zuckerberg só tem mais 399 primos nos EUA com o mesmo apelido – o que para a dimensão populacional de 318 milhões de habitantes torna-o praticamente único.

forebearssurnames_03

Muitos dos portugueses que irão testar este site verificarão que o Brasil será o nosso grande irmão, sendo que os países PALOP, por razões óbvias, não se ficam atrás.

A situação poderá tornar-se estranha quando descobrimos que o nosso próprio apelido tem mais incidência em países como o Bangladesh ou a Indonésia. Uma coisa é certa: este pequeno “estudo de mercado” conhece bem as nossas raízes e para onde as mesmas se dispersaram.