Do Netflix para a sala de cinema. Documentário sobre Keith Richards estreia no Porto


Realizado por Morgan Neville e vencedor dos prémios da Academia, Keith Richards: Under the Influence capta a jornada de sons e das influências deste músico, compositor e ator britânico, considerado um dos grandes nomes do rock do século XX. O documentário é uma produção Netflix e vai agora ser exibido no cinema

O filme será transmitido no dia 8 de Dezembro, às 22h15, no cinema Passos Manuel, no Porto, no âmbito do encerramento da 2ª edição do festival Porto/Post/Doc. Dirigido pelo cineasta premiado Morgan Neville (20 Feet from Stardom e Best of Enemies), o filme é um olhar pelos sons e influências do ícone de rockn’roll Keith Richards.

“Se existir um Monte Rushmore do rock’n’roll, o rosto de Keith está, sem dúvida, presente. Ele representa a alma da música rock”, afirmou Morgan Neville, em comunicado. “Keith Richards acabou por ser um homem genuíno – cheio de humor, conhecimento e sabedoria. Este é o verdadeiro Keith, que tentámos capturar no documentário, e sinto-me honrado por apresentá-lo ao público, através do Netflix.”

Produzido pela RadicalMedia (What Happened, Miss Simone? e The Fog of War), o filme é um retrato bem documentado de Keith Richards, que nos leva numa jornada para descobrir a gênese do seu som, enquanto compositor, guitarrista e artista.

keithdocnetflix_02

Keith Richards: Under the Influence olha para um dos arquitetos da música rock’n’roll, explorando a viagem de sons e de influências do artista, de regresso à música que desde sempre o inspirou até aos dias de hoje – electric blues, country honky-tonk, southern soul, entre outros – sendo o seu primeiro álbum a solo, em 23 anos de carreira. Este é o culminar tanto de novas e adoradas músicas, como de materiais de arquivo raros e de muitas horas de reflexões e de conversas íntimas com Keith. O filme documenta a sua viagem longa e incomum, até se tornar na lenda musical.

Em Keith Richards: Under the Influence, visitámos pessoas e locais, que sempre encantaram Keith e o inspiraram na sua música com os Rolling Stones. Vamos a Chicago, a casa de blues, onde Keith encontrou pela primeira vez Buddy Guy, Muddy Waters, Howlin Wolf e os estúdios da Chess Records; visitamos Nashville, onde Keith explora a sua eterna paixão pela música country; e passamos por Nova Iorque, onde Keith gravou o álbum e colaborou com Steve Jordan e Waddy Wachtel.

Ao longo deste caminho, surge uma dose adicional de inspiração de um amigo de longa data, Tom Waits. Por último, este filme é uma oportunidade para se sentar aos pés de um dos maiores (e menos compreendidos) ícones da música. O Keith Richards que conhecemos é inteligente, divertido, profundo e mordaz. Neste momento da sua vida, Keith Richards mostra-se mais sério e ponderado na sua viagem singular e espectacular.

keithdocnetflix_03

Previous O anúncio cristão que foi banido das salas de cinema inglesas
Next ‘Jessica Jones’ é a nova série da Marvel que já podes ver no Netflix