Análise detalhada das imagens já divulgadas de ‘Batman v Superman’


Com o novo ano a chegar, chegam também alguns dos filmes que há muito esperávamos ver. A DC Comics seguiu o exemplo da Marvel e começa agora a criar o seu próprio universo cinematográfico unificado e comunicante. Para 2016 estão confirmados os filmes Batman v Superman: Dawn of Justice, que se foca em conflitos entre o Cavaleiro das Trevas e o Último Filho de Krypton, e Suicide Squad, a história de vilões chantageados pelo governo para combaterem algo maléfico.

Entre 2016 e 2020, veremos também a primeira adaptação ao cinema de um filme focado na Justice League (terá duas partes, uma em 2017 e outra em 2019) e ainda produções de super-heróis e super-heroínas, como Wonder Woman, Aquaman (Jason Momoa será o Aquaman), The Flash (Ezra Miller foi escolhido para interpretar o papel do velocista), Shazam (Dwayne ‘The Rock’ Johnson gritará Shazam!), Green Lantern, Cyborg (com Ray Fischer).

Vão ser anos loucos para a DC Comics. No entanto, de momento apenas temos trailers e imagens dos dois filmes previstos para 2016. A DC Comics terá de esforçar-se para competir com a Marvel no próximo ano civil, pois a empresa rival liderada por Stan Lee conta com nada mais do que 6 filmes em preparação. Será que nomes como Batman, Superman, Joker e Harley Quinn serão suficientes para equilibrar a balança?

Prosseguimos para a análise detalhada do teaser e do primeiro trailer de Batman v Superman.

A milícia de Super-Homem

Óbvio é o facto de que a cidade de Metropolis está descontente com a sua mais possante figura pública. No início do teaser vemos a cidade a começar o processo de reconstrução que tenta salvar a cidade dos desastres que ocorreram no filme Man of Steel. A cidade ficou destruída. Neste frame, vemos Kal-El a descer ao subsolo (possivelmente um dos poucos sítios onde foge ao escrutínio público) e a receberem-no estão soldados armados. O interessante? Para além da vénia com que o recebem, eles mostram o famoso logótipo do super-herói nos ombros, bordado no uniforme. Serão estes guardas destacados pelo governo para proteger Superman? Apenas aficionados muito hardcore? É bom saber que o herói ainda tem alguns fãs no início do filme.

analisebatmansuperman_02

Deus ou demónio?

Zack Snyder gostou de brincar com o público nesta cena. Se por um lado este frame nos transmite uma certa sensação celestial, como se Super-Homem fosse uma espécie de Messias prestes a salvar a mulher que lhe suplica por ajuda, um olhar mais sóbrio também nos pode fazer crer que o herói tornou-se vilão. Para todos os efeitos, quando a mulher pede ajuda, Super-Homem não se move. É difícil de acreditar que não o fizesse, mas muitos rumores circulam: pode estar o herói a sofrer alguma espécie de controlo cerebral? Será que Batman tem assim tão poucas razões para medir forças com o homem mais poderoso do mundo? Será de facto ele já não é o que era?

analisebatmansuperman_03

Outra cena que nos pode levar a crer que Kal-El se tornou vilão é a cena em que dispara a sua visão laser contra o Cavaleiro das Trevas. Mesmo muito enervado é impossível acreditar que Superman simplesmente diferisse um ataque mortal sobre o outrora amigo. Mais uma vez podemos estar quase a descobrir que Super-Homem está sob o efeito de alguma substância que não o deixa agir como ele quer, ou que está a ser vítima de algum tipo de extorsão por parte dos verdadeiros vilões. Custa ter de esperar para descobrir!

analisebatmansuperman_04

Batman enfrenta mais problemas

Nesta cena vemos Bruce Wayne a pegar num jornal onde alguém escreveu ‘DEIXASTE A TUA FAMÍLIA MORRER’ em letras vermelhas irregulares. Apesar de não haverem certezas, é muito seguro assumir que foi Joker quem escreveu isto (ah como esta anarquia já fazia falta!). Quer dizer, quem mais poderia ser? O facto é que isto também deixa algumas questões em aberto. Foi Bruce Wayne quem recebeu a carta. Pode isto significar que Joker sabe finalmente quem está por detrás da máscara? Independentemente disso, certo é que este frame mostra a primeira comunicação verdadeira entre Batman v Superman e Suicide Squad.

analisebatmansuperman_05

O Cavaleiro das Trevas está diferente

Depois de uma presumivelmente grande reforma, Bruce Wayne coloca a máscara na cabeça novamente. Mas esta não é a mesma pessoa. Não é o mesmo Batman. Vamos ter de certeza a adaptação mais sombria do Cavaleiro até hoje, e uma das provas disso é o queimadura em forma de morcego no peito de um suposto criminoso que Batman deixou acorrentado como uma prendinha para a polícia. Uma forma no mínimo peculiar de dizer “estou de volta”.

analisebatmansuperman_06

O Homem de Aço também se ajoelha

Não é qualquer pessoa que merece uma vénia de Clark Kent quando veste o traje azul e vermelho. Mas Lex Luthor não é uma pessoa qualquer. Nesta cena parece-nos que Lex tem algum tipo de vantagem psicológica contra Super-Homem. Chantagem? Reféns? Mais uma cena que nos leva a acreditar que Superman não está a agir como manda o seu coração. Veremos algum tipo de retaliação contra Luthor já neste filme ou teremos de esperar por Justice League, ou mesmo pelo próximo filme individual de Superman? Só o tempo dirá.

analisebatmansuperman_07

Robin existiu, Joker tratou do assunto

Se existem dúvidas quanto a ter sido ou não o Joker a escrever em letras vermelhas sobre o jornal, desta vez é inequívoco. Numa das mais famosas histórias de filmes animados do Cavaleiro das Trevas, Joker leva Batman a acreditar que tinha morto o seu ajudante Jason Todd (Robin), para mais tarde descobrir que ele está vivo, e se tornou vilão. Parece-nos improvável que Snyder ‘imite’ esta história já contada neste filme, mas esta cena prova-nos que já existe um passado entre Batman e Joker, e que um dos Robin (talvez Jason Todd) esteja nele incluído. O mais certo é que nesta adaptação, Joker terá mesmo assassinado o ajudante do herói.

analisebatmansuperman_08

Uma batalha de igual para igual

O detetive mais famoso do mundo não vai dar a parte fraca contra o herói alienígena. Se Superman conta com super-poderes como força sobre-humana, visão raio-X, capacidade para voar ou pele anti-balas, o Morcego conta com a sua gigante astúcia, os gadgets e veículos, e com certeza um plano. Nas imagens também vemos que haverão dois confrontos entre os gigantes, um em Gotham City e outro em Metropolis (provavelmente por esta ordem). Também vemos cenas que nos fazem lembrar a versão russa do Batman no trailer, essas cenas continuam um mistério para todos nós. A pergunta é: quem irá ganhar?

analisebatmansuperman_09

Previous Irlanda começou a arredondar preços para eliminar moedas de 1 e 2 cêntimos
Next Um museu tão bem limpo que até a arte vai para o lixo