A crise da Síria explicada em 10 minutos e com 15 mapas

#WHYMAPS é um projecto espanhol, da autoria de Sergio de Pazos e Bruno Teixidor, que procura explicar assuntos complexos através de vídeos claros.

crise da Síria

#WHYMAPS é um projecto espanhol, da autoria de Sergio de PazosBruno Teixidor, que procura explicar assuntos complexos através de vídeos claros, bem produzidos, e de alguns mapas. “A nossa ideia é fazer vários por ano”, explicam no Tumblr oficial do projecto.

Para já, #WHYMAPS tem apenas um vídeo criado. Partilhado no final de Outubro e apropriadamente intitulado “#WHYSYRIA”, explica em 10 minutos e com 15 mapas a crise siria de que tanto se tem falado. O que está a acontecer na Síria? De que é que fogem mais de 4 milhões de refugiados?

“Tudo começou com uma conversa entre amigos na qual nos perguntámos o que poderíamos fazer nas nossas áreas de experiência (UX design e vídeo) para ajudar uma crise tão delicada”, contam os dois autores deste projecto no seu Tumblr. O trabalho para criar “#WHYSYRIA” começou com horas de investigação, entre livros, arquivos de notícias e Wikipédia.

Uma versão educativa de “#WHYSYRIA”, preparada para ser exibida em salas de aula, está disponível neste link, juntamente com legendagem em português.