A revolução do vídeo já começou no Reddit


Em Maio, o Reddit anunciou estar a preparar uma equipa de vídeo, focada em criar conteúdo próprio. Agora, à margem do lançamento do novo site Upvoted, detalhou os seus objectivos e ambições com o vídeo e apresentou as primeiras produções.

O vídeo do Reddit – um esforço baptizado de Reddit Originals – é encabeçado por Stephen Greenwood e Jordan Oplinger, dois veteranos desta área, responsáveis pela criação da reconhecida plataforma audiovisual da Vox Media.

redditoriginals

No Reddit, Greenwood e Oplinger vão trabalhar em 3 direcções: 1) traduzir o popular formato Ask Me Anything (AMA) para vídeo; 2) desenvolver documentários e séries em parceria com comunidades específicas do Reddit; 3) criar espaço para conteúdo em vídeo criado por utilizadores.

O AMA é, sem dúvida, um dos maiores sucessos do Reddit. Actualmente, um AMA é feito à base de texto, em que uma figura pública ou um simples utilizador responde durante meia-hora, uma hora ou mais tempo às perguntas dos seus fãs/seguidores. Mas, “ao adicionar uma câmara (e uma ou duas luzes) ao actual processo de AMA, conseguimos captar a nuance de cada expressão, o sentimento de cada resposta”, explicam Greenwood e Oplinger numa publicação no Upvoted.

redditoriginals_02

Os primeiros vídeos de AMAs foram publicados aquando do lançamento do Upvoted. Um deles é protagonizado pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson; outro tem Nate Silver, editor-chefe do site FiveThirtyEight.com; o terceiro é com a actriz e cantora Hilary Duff. Os vídeos têm cerca de 10 minutos e seguem um modelo muito simples: depois de uma introdução quase documental, o sujeito do AMA responde a uma série de perguntas enquanto é filmado numa sala escura.

Os AMAs são os primeiros trabalhos da equipa de vídeo do Reddit, mas esta tem mais planos em cima da mesa. Desenvolver comentários e séries narradas, em parceria com comunidades do Reddit, é um deles. “Temos a oportunidade de dar vida a histórias únicas trabalhando com uma comunidade de especialistas apaixonados, pessoas a quem nos podemos juntar e que podemos apoiar”, detalham. “Não podemos fazer tudo, mas vamos certamente tentar”, complementam.

Outro dos projectos é criar uma infraestrutura para que utilizadores possam criar o seu conteúdo no Reddit. “Como o Reddit nos mostrou nos seus 10 anos, génios incríveis podem ser descobertos quando se permite que milhões de cérebros dialoguem numa relação estreita entre eles. Se nós dermos estrutura e apoio às ideias surpreendentes que naturalmente ocorrem todos os dias, podemos tornar essas ideias mais que ideias?”, dizem, acrescentando, que este é uma ambição para um futuro mais longínquo, uma vez que primeiro é preciso a equipa de vídeo ganhar respeito e credibilidade entre a comunidade do Reddit.

redditoriginals_03

Greenwood e Oplinger referem que vão recorrer a marcas e anunciantes para projectos que o Reddit enquanto empresa não consiga suportar. “Sim, o vídeo custa dinheiro a fazer, mas pensamos que vale a pena”, escrevem. Com o Upvoted e o Reddit Originals, o Reddit está a deixar de ser um simples agregador de conteúdo para ele mesmo produzir conteúdo, numa estratégia que o transforma num media.

Previous Upvoted é uma “publicação redditorial” que tu vais gostar de consultar
Next Vê o que acontece ao teu corpo quando consomes erva