Vectr: uma ferramenta online e gratuita para design vectorial


design vectorial

Para design vectorial, existem apps como o Illustrator, o Sketch ou o Affinity Designer. No entanto, essas três não só têm de ser instaladas, como oferecem um conjunto de ferramentas complexas das quais não necessitamos para determinados trabalhos.

O Vectr é uma simples ferramenta de design vectorial, acessível através do browser e do computador. Permite criar desenhos, mais ou menos complexos, e obter simultaneamente um URL para os mesmos. Podemos usar esse URL para incorporar o nosso desenho num sie; assim, se actualizamos o desenho no Vectr, ele aparece também actualizado no nosso site.

vectr_02

O URL pode ser usado também para partilhar o desenho com outras pessoas, para que estas possam acompanhar as alterações em tempo real.

vectr_03

O Vectr teve um lançamento acidental. Em Setembro, a equipa que ao longo de dois anos desenvolveu o software queria disponibilizar a plataforma em versão beta para uma lista de 200 pessoas, a maioria amigos e familiares. A ideia era testar o Vectr junto de um pequeno grupo, depois retirar a aplicação do ar para que pudesse ser melhorada. Alguns meses depois, uma vez estando o Vectr sólido, a equipa iria disponibilizá-lo para muitas mais pessoas. No entanto, o Product Hunt estragou todos os planos. O Vectr foi destacado no popular fórum tecnológico apenas algumas horas depois de os primeiros convites para o beta terem sido enviados. E os registos no site não pararam de surgir.

O Vectr nasceu das cabeças de Nick Budden (CEO) e Emery Denuccio (CTO), que começaram a criar a aplicação cada um para seu lado, antes de se conhecerem e juntarem. Durante o Verão de 2014, começou a surgir o Vectr. A empresa foi fundada em São Francisco, mas a equipa está actualmente a residir em Taipei, no Taiwan. Nick regressou este ano a São Francisco para mostrar o Vectr no TechCrunch Disrupt, uma paragem obrigatória para quem está a lançar uma start-up.

Simples de usar, o Vectr serve para safar trabalhos não muito complexos de design vectorial. O software inclui, ainda assim, ferramentas que muitos vão achar familiares. É compatível com os browsers Chrome, Safari e Edge, em computadores Windows e OS X.

vectr_04

O facto de permitir publicar uma imagem num site e ter controlo externo sobre o conteúdo da mesma é fantástico; pode solucionar muitos dos problemas do dia-a-dia. Na verdade, graças ao Vectr, é possível alterar ou eliminar uma imagem sem usar o CMS (backoffice) de um site. Contudo, não existe informação sobre qual o tráfego que a plataforma do Vectr aguenta: uma vez que a imagem fica alojada no Vectr, o que acontecerá se o site onde ela aparece tiver milhões de visitas?

Nick e a sua equipa estão a trabalhar na resolução de bugs do Vectr, antes de avançarem para o desenvolvimento de funcionalidades em falta.

Previous O novo telemóvel da HTC é muito parecido com um iPhone
Next Chama-se Voat e é uma alternativa ao Reddit que ninguém sabe se vai ter sucesso