Google actualiza Docs, mesmo a tempo do regresso às aulas


A Google Docs, a suite de produtividade da Google, recebeu esta semana um update importante, que afecta as aplicações Docs, Sheets, Slides e Forms. As novidades chegam em época de regresso às aulas.

As maiores mudanças acontecem no Docs, o editor de texto. Para começar, agora podes ditar os teus textos, para que não tenhas de mexer no teclado. Português de Portugal é uma das 40 línguas suportadas no “voice typing” do Docs, funcionalidade disponível em iOS, Android e web.

Outro grande update é a exclusivo do Android. Trata-se de uma ferramenta de pesquisa, que permite completar o documento com conteúdo da net. Podes pesquisar no Google Search sem deixar o Google Docs, encontrando citações, factos e imagens para adicionar ao documento. Esta ferramenta de pesquisa já existe na web, mas os resultados abrem em novas janelas e não lado-a-lado com o documento (deve chegar ao iOS brevemente).

Outra novidade é a possibilidade de ver as alterações efectuadas ao documento por outras pessoas desde a última vez que o abriste. Só tens de clicar no botão “see new changes” para que rapidamente as alterações sejam assinaladas no texto, identificadas com o nome de quem as fez.

updategoogledocsaulas_02

Por último, o Docs recebeu um conjunto de templates, permitindo começar um documento numa base de layout e design pré-estabelecida. Estes templates também estão disponíveis no Sheets e no Slides.

updategoogledocsaulas_03

Forms, plataforma que permite criar formulários online, recebeu uma renovada interface. Em particular, agora o Sheets cria automaticamente gráficos nas tuas folhas de cálculo, numa coluna “explore”.

O Google Docs está disponível em iOS, Android e web.

Previous David Bowie e John Legend são alguns dos artistas que estão a transformar o ‘SpongeBob’ num musical
Next O Pornhub vai dar uma bolsa escolar no valor de 25 mil dólares