A Google mudou de logo


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

É Setembro, acabaram as férias e a Google tem um novo logo. A empresa de Mountain View – que agora é apenas uma letra num Alphabet – surpreendeu tudo e todos, neste 1º dia do novo mês, com uma nova identidade visual. Em 17 anos, é a primeira vez que a Google altera tão radicalmente o seu logo.

Com este novo logo, a Google deixa de parte as letras serifadas, optando por uma abordagem mais suave, querida e inofensiva“Uma vez, a Google era um sítio a que ias a partir de um só dispositivo: um computador”, pode ler-se no blogue oficial da empresa. “Hoje em dia, as pessoas interagem com os produtos da Google através de diferentes plataformas, apps e dispositivos – às vezes, tudo no mesmo dia. Esperas que a Google te ajude em tudo e em todo o lado em que precisas, quer seja no teu telemóvel, TV, relógio, dashboard do carro e sim, num computador!”

A nova identidade visual da Google é, de certo modo, uma reposta à multiplicidade de ecrãs onde os produtos da empresa existem. “Hoje, estamos a introduzir um novo logo (…) que te mostra quando a magia da Google está a funcionar, mesmo que seja num minúsculo ecrã. Como podes ver, pegámos no branding da Google (…) e actualizámo-lo para um mundo de computação com uma infinidade de dispositivos e diferentes tipos de inputs (como tocar, teclar e falar).” 

Mas, ao mesmo tempo, a Google quer um logo mais versátil. Por isso, alterou também o ícone: o “G” mostra agora as quatro cores, permitindo a associação rápida do mesmo à respectiva marca. E com este novo ícone está feita a ponte para a existência de novos elementos, como um colorido microfone. Em suma: O logo não te diz apenas que estás a usar a Google, mas mostra como a Google está a funcionar para ti.”

novologogoogle_02

A Google não é a única gigante tecnológica a alterar o seu logo. Também o Facebook recentemente o fez. Entretanto, a Samsung continua a precisar (urgentemente) de refrescar a sua identidade visual.

No Doodle de hoje, a gigante de Mountain View anuncia a mudança:

novologogoogle_03

O Google+ também tem um novo logo:

Só mais uma coisa:

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.