Metade das notícias mais populares no Twitter escapa aos meios tradicionais, diz estudo

Metade dos assuntos que se tornam trending topics no Twitter não é notícia nos meios de comunicação social tradicionais, como as televisões, rádios e jornais. E, quando o é, em 60% dos casos os assuntos surgem naquela rede social antes de serem aproveitados pelos meios tradicionais.

Estas são algumas das conclusões de um estudo em que investigadores da Universidade Carlos III de Madrid analisaram a difusão de informações no Twitter comparada com os canais tradicionais de notícias.

O estudo acaba de ser publicado na revista PLOS ONE. A análise centra-se nos trending topics do Twitter porque estes partilham de algumas das características das notícias, tratando temas que atraem a atenção de um grande número de pessoas. “Eles representam eventos pelos quais um grande número de pessoas mostra interesse e, nesse sentido, podemos dizer que são notícias de um país democraticamente seleccionados pelos utilizadores do Twitter“, notam os investigadores.

(texto: Paulo Querido/Hoje; foto: Thomas Hawk / Flickr)

Partilha nas redes sociais:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
  • A Hoje é uma newsletter independente que todos os dias chega às caixas de e-mail de milhares de pessoas com as principais notícias da economia digital em que vivemos. É um produto desempoeirado que sabe tratar os assuntos da rede como eles são, sem sensacionalismo nem ignorância.

Contribui para o Shifter para mais artigos como este:

2 €/mês

5 €/mês

10 €/mês

15 €/mês

Donativo

Artigos Relacionados

Junta-te à Comunidade
Jornalismo é aquilo que fazemos todos juntos. Entra na Comunidade Shifter e faz parte da conversa.
Sabe mais
Em teste

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt