A Google quer ajudar-te a decidir pela energia solar


Decerto que já ouviste falar das vantagens de energias renováveis como a energia solar e de como podes equipar a tua casa de modo a que esta produza energia. Apesar disso, há ainda pouca aposta na criação de energia em espaço privado, como a colocação de painéis fotovoltaicos no telhado das nosssas casas. A Google quer mudar isso e, para te mostrar que só tens a ganhar com a instalação de um sistema de energia solar, disponibiliza um programa que estima quanto pouparás por ano com a aquisição do mesmo.

No início da semana a Google revelou o projecto Sunroof, uma ferramenta capaz de calcular o potencial solar da tua casa. Combinando fotografias de alta resolução do Google Earth do telhado da tua casa, com uma estimativa da luz solar que atingirá os painéis solares aí instalados, o Sunroof consegue estimar a quantidade de energia produzida por ano e, não menos importante, o dinheiro que irás poupar nas próximas duas décadas.

projectsunroof

O criador do projecto é Carl Elkin, engenheiro da Google e um defensor do uso da energia solar. Elkin, que normalmente trabalha no motor de pesquisa, desenvolveu a ferramenta no período “20 por cento”, uma fatia de tempo na qual a Google incentiva os seus funcionários a aplicar o seu tempo extra-laboral na criação e desenvolvimento de projectos próprios. De momento a ferramenta já está disponível, mas apenas na área metropolitana de São Francisco (onde se encontra a sede da Google) e Boston – onde Carl Elkin mantem residência.

Nos últimos anos a aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos tem-se tornado cada vez mais em conta, sendo o investimento diminuto quando comparado com a receita a longo prazo devido à diminuição do uso das fontes de energia ditas tradicionais. “Nós queremos que as pessoas optem pela energia solar, mas elas não compreendem quão barata ela é.” revelou Elkin à Wired “Quero que as pessoas percebam que podem poupar dinheiro!”

O Sunroof socorre-se das imagens de satélite da Google e, graças a uma tecnologia que actua como uma espécie de rede neuronal (semelhante àquela que permite o reconhecimento facial no Facebook ou a tradução de idiomas no Skype), consegue separar as árvores e as sombras da zona de telhado disponível, tornando assim as medições muito mais fiéis.

project_sunroof_estimates

Além disso, leva em linha de conta o movimento diário do sol e as sombras que vão cobrindo o telhado em cada altura do dia, integrando também as previsões metereológicas para conseguir perceber qual o potencial elétrico.

No caso de o Sunroof te convenver a avançar para a instalação solar, a ferramenta também te dá a possibilidade de contactar directamente os fornecedores locais deste serviço, que (convenientemente) possuem um acordo com a Google. A empresa californiana planeia agora desenvolver o Sunroof, expandindo as áreas disponíveis ao resto dos EUA e, eventualmente, a todo o Mundo.

Previous Um Hippie Geek no Japão
Next Já podes fazer a video preview de todas as músicas do novo álbum de Foals