Agora podes dar um toque “Snapchat” às fotos que partilhas no Facebook


As fotografias não são sempre interessantes. Por isso, é que o Snapchat permite-nos colocar texto, emojis e filtros nelas. O Facebook decidiu adoptar uma abordagem semelhante nas plataformas móveis. Agora quando partilhas uma foto através do iPhone (Android em breve), podes sobrepor texto numa qualquer cor, adicionar um sticker ou escolher um filtro.

No fundo, partilhar fotos no Facebook ficou mais parecido com a experiência que conseguimos no Snapchat. A empresa de Zuckerberg tentou, no início 2013, comprar o Snapchat e, nos meses seguintes, coloná-lo com duas apps, o Poke e o Slingshot. Todavia, dado ter falhado em ambos os objectivos, restou-lhe ir ao Snapchat buscar o que de melhor ele tem. Por exemplo, quem gere páginas de Facebook pode criar posts que desaparecem após certo tempo. Estas novas ferramentas de edição de fotos, direccionadas para o comum dos utilizadores, são só mais uma inspiração na cultura dos snaps.

Quando estás a partilhar uma foto, o Facebook automaticamente edita-a (podes desactivar isto nas definições da app/conta). Com um deslize para o lado, consegues escolher um entre os 6 filtros disponíveis: Vintage (sepia), Spring (brilhante), Summer (quente), Fall (amarelado), Winter (frio) e Snow (preto-e-branco).

fotofbsnapchat_02

No canto inferior esquerdo da foto tens um botão que te permite cortar a imagem, identificar pessoas, adicionar texto colorido e ainda inserir stickers. A adição de texto vai buscar a interface ao Slingshot: podes aumentar e diminuir as letras, rodar o texto e ainda mudar a cor. Os stickers também podem ser aumentados e rodados.

Outra novidade na app do Facebook é possibilidade de fazer o upload de fotos em alta resolução, isto é, com 2048px. Até aqui, estavas limitado aos 960px, sendo que a única forma de publicar imagens em alta resolução no Facebook através do telemóvel era usando o Paper.

Previous Já não precisas do Google para postar no Facebook
Next Se andas de transportes públicos em Lisboa, instala o Citymapper no teu telemóvel