Ellen Pao abandona cargo de CEO do Reddit. É substituída pelo co-fundador Steve Huffman


O despedimento de uma funcionária do Reddit, considerada uma figura central dos AMAs, motivou uma onda de protesto contra a administração do site e, em particular, contra Ellen Pao, que esta sexta-feira abandonou o cargo de CEO da empresa. O co-fundador e primeiro CEO do site, Steve Huffman, está agora no comando no maior fórum online.

“Ellen Pao demitiu-se hoje do Reddit por acordo mútuo. Estou muito feliz por anunciar que Steve Huffman, fundador e primeiro CEO do Reddit, está de regresso como CEO”, disse Sam Altman, membro do conselho de administração do site, em comunicado. Steve Huffman fundou o Reddit em 2005 com Alexis Ohanian, mas ambos abandonaram o site anos mais tarde para se dedicarem a outros projectos. De acordo com o mesmo comunicado, Alexis Ohanian também está de regresso ao Reddit e trabalhará com Steve Huffman no site como co-fundador.

ellenpaodemissaoceoreddit_02

“Produto e comunidade são as duas pernas do Reddit, e a administração esteve muito focada em encontrar um candidato que se destacasse em ambos (sinceramente, a comunidade é mais difícil), mas Steve destaca-se”, escreveu Sam Altman. “Além disso, ele é um dos fundadores do site com 10 anos de história do Reddit na sua cabeça.”

A saída de Ellen Pao está relacionada com a “revolta do Reddit”. Vários subreddits foram fechados, há cerca de duas semanas, pelos respectivos moderadores, como protesto contra o despedimento, sem aviso prévio, de Victoria Taylor, responsável por coordenar as sessões AMA. Os moderadores atacaram não só a administração do site, como a sua representante. Aliás, mais de 200 mil pessoas assinaram uma petição a exigir a demissão de Ellen Pao, que emitiu, entretanto, um comunicado dirigido aos moderadores dos subreddits a pedir desculpa por esta e por outras falhas de comunicação com a administração do site, bem como a prometer melhores ferramentas de moderação.

Sam Altman reiterou as promessas de Pao e acrescentou que os utilizadores do Reddit “merecem mais clareza no que a política de conteúdo do Reddit vai ser”, pelo que a equipa do site vai criar directrizes “para preservar a integridade do Reddit e para manter o Reddit como um sítio onde as conversas mais abertas e honestas do mundo podem acontecer”.

Ellen Pao vai manter-se na equipa do Reddit como conselheira até ao final do ano. Na sua carta de demissão, Pao escreveu: “Nos meus 8 meses como CEO, vi o bom, o mau e o pior no Reddit. O bom foi bastante inspirador e o mau fez-me duvidar da humanidade.” E acrescentou: “Quero lembrar todos que só apenas mais um humano; tenho uma família e tenho sentimentos. Todos os que são atacados no Reddit são apenas mais uma pessoa como tu ou eu. Quando as pessoas fazem algo para me atacar ou para atacar alguém, essa coisa espalha-se e nós vamos eventualmente vê-la. E vamos sentimo-nos mal, não só pelo que é dito, mas também porque enfraquece a autenticidade do Reddit e tira a nossa fé na humanidade.”

ellenpaodemissaoceoreddit_03

Ellen Pao justificou a saída com o facto de não conseguir cumprir as metas de crescimento da empresa. “Recentemente, a administração pediu-me um aumento do número de utilizadores nos próximos seis meses maior que aquele que eu acreditava que conseguia, sem prejudicar os valores do Reddit”, escreveu. Uma das maiores lutas de Pao dentro do Reddit terá sido o esforço para actualizar políticas que barrassem o assédio e o ódio online, o que levou a que muitos fóruns com temas racistas ou de bullying fossem banidos.

Com 164 milhões de utilizadores activos, o Reddit não vai tolerar ameças de morte, nem outro topo de ofensas ofensas. Segundo a administração, sem um equilíbrio entre autenticidade e compaixão, o Reddit pode ser um grande site, mas nunca uma grande comunidade.

Ellen Pao juntou-se à equipa do Reddit há dois anos e em Novembro de 2014 foi nomeada CEO. Em Março deste ano, perdeu um processo de discriminação de género contra uma das maiores empresas de capital de risco de Silicon Valley, a Kleiner Perkins. O julgamento gerou um intenso debate em torno da igualdade de género dentro da indústria tecnológica, uma discussão que voltou a emergir na semana passada, com comentários sexistas e racistas que foram publicados a exigir a demissão de Ellen Pao.

“Foi doentio ver o que alguns utilizadores escreveram sobre a Ellen. A redução da compaixão que acontece quando estamos todos atrás de um ecrã de computador não é boa para o mundo. As pessoas continuam a ser pessoas mesmo que a Internet esteja no meio”, escreveu Sam Altman no mesmo comunicado no Reddit.

Com Steve Huffman e também Alexis Ohanian, os dois fundadores do Reddit, novamente aos comandos da empresa, estamos curiosos com o futuro do site. “Estou particularmente feliz por Steve ser tão apaixonado pelo mobile”, revelou Sam, prevendo que uma aposta neste sentido pode ser um dos caminhos da nova gestão.

Em Abril deste ano, Steve Huffman esteve em Portugal e o Shifter falou com ele.

(foto: Flickr)

Previous Como o Snapchat vende publicidade
Next O que é que as raparigas não podem fazer por serem raparigas?