Quão pretensioso é o teu filme preferido?

No final da experiência, podes ficar carimbado como snob ou pouco conhecedor.

Costumas ver a opinião dos críticos antes de ires ao cinema? Na hora de escolher um filme, dás mais importância à análise dos entendidos ou ao entretenimento puro? Afinal, quão pretensioso é o teu filme preferido? O Pretentious-O-Meter pode conseguir responder-te.

O site criado pelo web developer Niall Beard usa as bases de dados do IMDB e do RottenTomatoes para comparar as avaliações dos críticos às dos espectadores. De acordo com a descrição da plataforma, quando a diferença entre ambas as classificações é muito grande, significa que, ou um filme é demasiado esotérico para as audiências regulares, ou é vulgar demais para que os críticos lhe atribuam uma pontuação decente. Para o Pretentious-O-Meter, quanto mais próximo o teu gosto for do dos críticos de cinema, mais pretencioso é.

pretentiousometer_01

Numa escala que vai de “Muito Pretensioso” a “De Massas”, o teu filme preferido pode ainda ser considerado um Great Film, Average Film ou Rubbish Film, dependendo de as críticas serem positivas ou negativas.

O site dá alguns exemplos: o filme Sideways (2004) do realizador Alexander Payne é 100% Pretensioso, porque as cotações dadas pelos críticos foram bastante mais altas que as dadas pelo público. Por sua vez, Argo (2012) de Ben Affleck é 0% Pretensioso por ter agradado tanto aos experts como à opinião pública. O vencedor do Óscar para melhor filme no ano passado Birdman: Or (The Unexpected Virtue of Ignorance) é 73% Pretensioso, The Hobbit: An Unexpected Journey (2012) é considerado 84% De Massas, Lost In Translation (2003) de Sofia Coppola é 93% Pretensioso e Big Momma’s House (2000) interpretado por Martin Lawrence é sem dúvida um filme De Massas (93%).

pretentiousometer_02

pretentiousometer_03

pretentiousometer_04

pretentiousometer_05

pretentiousometer_06

O site parece ser mais divertido que muitas comédias, não só pelos serões que podes passar a introduzir nomes de filmes na calculadora, como pelos comentários que se acumulam nos perfis de cada um. No final da experiência, podes ficar carimbado como snob ou pouco conhecedor, mas pensa no lado positivo, ficas a conhecer-te um bocadinho melhor!