Instagram lança conta dedicada à música

Se te sentes um musicófilo, a conta @music é obrigatória no teu feed de Instagram. A rede social, que pertence ao Facebook, abriu no final de Abril uma conta exclusivamente dedicada à música. @music partilha fotos, letras e vídeos, explorando a música que se faz no mundo e os seus artistas.

“A comunidade de música é – e sempre foi – uma parte importante do Instagram. Durante os últimos quatro anos, tornámo-nos a casa de grandes e pequenos artistas – um sítio onde as pessoas do espectro musical podem partilhar histórias, mostrar a sua criatividade e conectar com os seus fãs”, escreveu o CEO do Instagram, Kevin Systrom, no primeiro post de @music. “A música é uma enorme parte das nossas vidas aqui no Instagram. É uma paixão nossa, e sabemos que também é uma paixão vossa.”

A conta conta hoje com mais de 120 mil seguidores e expõe histórias de músicos já consolidados, mas também de artistas emergentes. Histórias que estão acompanhadas sempre por uma foto ou vídeo e por um pequeno texto, e que remetem para a conta dos protagonistas.

@music vai ter 6 posts por semana. Alguns deles vão estar agrupados em séries, identificadas por hashtags específicas. Por exemplo: #LocallySourced fala de artistas independentes; #DoubleTrack foca-se nos interesses dos músicos para além da música; e #15SecondLessons vai dar lições de como fazer músicas, de riffs a drumbeats, de acordo com a empresa.

https://instagram.com/p/2D3L7HPWuh/

https://instagram.com/p/2GcE2QPWg3/

https://instagram.com/p/2oK9-GvWns/

Os seguidores de @music podem participar na conta comentando os posts, mas também num passatempo mensal. Todos os meses há uma hashtag – a deste mês é #MHPlive – para a qual os utilizadores podem contribuir com fotos ou vídeos, que respondam ao desafio lançado pelo Instagram. Este mês, o @music quer fotos criativas de concertos; as melhores serão destacadas.

https://instagram.com/p/2JDJOJvWnz/

Os grandes nomes da música mundial, como Beyonce, Taylor Swift, Rihanna, Katy Perry, Justin Bieber e Madonna, têm conta no Instagram. Mas a rede social é também procurada por artistas mais pequenos, que vêm nela um meio para partilharem fotos de concertos, bastidores, ensaios e chills outs.

Se a conta @music correr bem, é possível que o Instagram crie mais comunidades temáticas no futuro (por exemplo, um @art e um @fashion). O conteúdo de @music é da responsabilidade de um editor de música, Alex Suskind. Não é a primeira vez que o Instagram se aventura em conteúdo editorial; fá-lo praticamente desde o seu início na conta @Instagram.

Partilha nas redes sociais:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
  • Jornalista, adepto de cidades humanas e curioso por ideias que melhorem o país. Co-fundei o Shifter em 2013, sou desde 2020 coordenador do projecto editorial Lisboa Para Pessoas.

Contribui para o Shifter para mais artigos como este:

2 €/mês

5 €/mês

10 €/mês

15 €/mês

Donativo

Artigos Relacionados

Junta-te à Comunidade
Jornalismo é aquilo que fazemos todos juntos. Entra na Comunidade Shifter e faz parte da conversa.
Sabe mais
Em teste

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt