O novo MacBook é fino e pode ser dourado. Tem um ecrã Retina de 12 polegadas


A Apple anunciou finalmente o seu MacBook Retina de 12 polegadas. E não se chama MacBook Air. Só MacBook. É extremamente fino e leve; vai estar disponível em 3 cores: dourado, space grey e prateado. Chega no dia 10 de Abril por 1 299 dólares.

novomacbook_01

novomacbook_02

O novo MacBook pesa apenas 907 gramas – é o MacBook mais leve de sempre. E tem apenas 13,1 mm de espessura – é 24% mais fino que um MacBook Air de 11 polegadas. A logic board também é incrivelmente pequena: 67% mais pequena! Por outro lado, é o primeiro portátil MacBook sem ventoinha, o que promete um computador que não vai fazer quase ruído nenhum enquanto estiver em funcionamento.

novomacbook_03

novomacbook_04

O ecrã é Retina, tem 12 polegadas e um aspect ratio de 16:10. São 2304×1440 pixels. O teclado do novo MacBook vai de uma ponta à outra; o trackpad consegue saber quando fazes um toque com mais força e quando fazes um com menos força, gerando diferentes comandos ao nível do software.

Mas o mais impressionante neste MacBook é ter uma única porta: USB-C, o novo USB reversível. A esta porta podes ligar o carregador do teu MacBook, uma pen com fotos ou um cabo HDMI. Podes ler mais sobre o USB-C aqui.

Quanto à bateria, a Apple promete 9 horas de web browsing e 10 horas de filmes no iTunes. (Ah e nem reparámos que a câmara de FaceTime tem uns incríveis 480 pixels. Pedimos desculpa pela falha mas ninguém espera ver uma coisa destas num Mac em pleno 2015…)

novomacbook_05

novomacbook_06

A versão mais básica – com processador Intel Core M dual-core de 1.1 GHz e 256 GB de memória flash – vai custar 1 299 dólares. Uma versão com 1.2 GHz e 512 GB vai custar 1 599 dólares. Ambos os modelos têm 8 GB de memória RAM e gráficos Intel HD Graphics 5300. Não é o MacBook mais potente, mas não é isso que se pretende: este computador ataca um segmento de mercado que procura uma solução sem cabos, portátil e leve. É ideal para complementar um iMac, por exemplo. Quem quiser ter um só Mac, poderá ter de escolher um MacBook Pro (ou mesmo um MacBook Air).

O novo MacBook chega dia 10 de Abril e vai estar disponível em 3 cores diferentes: dourado, space grey e prateado. (E, sim, é dourado!)

novomacbook_07

novomacbook_08

novomacbook_09