O The Guardian está a inspirar Will Butler a dar-nos uma música por dia


Will Butler, multi-instrumentista de Arcade Fire e irmão de Win Butler, vocalista da mesma banda, mergulhou de cabeça num projecto arriscado: escrever, durante esta semana (23/02 – 27/02), uma canção por dia baseada numa notícia do The Guardian.

O músico canadiano vai mais longe, comprometendo-se a gravá-las e a lançá-las no site e no Soundcloud do jornal britânico no mesmo dia em que as compõe. Segundo o próprio, a ideia surgiu do facto de muitas vezes procurar inspiração nas diferentes notícias e histórias que encontra na imprensa.

Para arrancar, apresenta “Clean Monday”, baseada numa notícia sobre a dívida grega. Will justifica a escolha, dizendo que está a “torcer pela Grécia”. O músico afirma ainda ao The Guardian: “Quem não está? Mesmo que sejas super de direita, super alemão ou super capitalista, provavelmente não vais querer que a Grécia saia do Euro e não pague as suas dívidas.”

“Waving Flag” é o nome da música lançada esta terça-feira, dia 24, e é baseada em dois artigos: um deles sobre as relíquias de um herói anti-apartheid e o outro sobre nacionalistas ucranianos que celebraram recentemente um feriado soviético. “Esta é uma música que fala do contraste entre duas maneiras de olhar para o nacionalismo. Um contraste entre o nacionalismo retrógrado e violento e o nacionalismo positivo e vanguardista. E depois estou eu, nos Estados Unidos, a quilómetros de distância, a observar tudo isto. Feliz terça-feira!”, refere.

O músico anunciou recentemente o seu primeiro álbum a solo. Policy sai a 10 de Março pela Merge Records.